alta performance

Alta Performance: O caminho para o sucesso profissional

A alta performance não acontece de um dia para o outro. Quem almeja esse objetivo deve estar afiado com as principais habilidades do seu campo de atuação, ter um mindset competitivo e alinhar-se com os valores que levam à alta performance.

Um profissional de alta performance traz contribuições significativas para a própria carreira e atua de forma única na organização onde trabalha. Por estes motivos, ele tem vantagens para ser contratado, receber uma promoção ou atrair novos clientes, se trabalhar de modo autônomo, sempre destacando-se na sua área.

Atingir a alta performance, entretanto, não acontece de um dia para o outro. O profissional que almeja esse objetivo deve estar afiado com as principais habilidades do seu campo de atuação, ter um mindset competitivo e alinhar-se com os valores que levam à alta performance, como saber avaliar com clareza o impacto das suas ações e o que precisa ser feito para atingir o próximo nível.

O que é Alta Performance?

Alta performance é o compromisso de entregar resultados que atinjam ou superem o que está sendo exigido, de forma consistente e bem feita. Neste sentido, um profissional que apresenta como característica a alta performance é capaz de realizar as suas tarefas antes do prazo estabelecido, superar os paradigmas de qualidade e/ou solucionar possíveis problemas secundários que prejudicam o funcionamento da equipe.

Um profissional que opera em alta performance evidencia como traços de caráter a responsabilidade e o comprometimento. Ele sabe que suas ações importam e trazem impactos para o funcionamento da empresa e para os seus colegas ou colaboradores. Com isso em mente, está sempre fazendo o que é preciso para o funcionamento da equipe e para o seu crescimento com compromisso e dedicação.

Como tornar-se um profissional de alta performance?

Avalie sua performance

Para desenvolver a alta performance precisamos nos avaliar e saber quais são os nossos pontos fracos e fortes. Vale ressaltar que cada área vai necessita de habilidades e aptidões diferentes para sua realização. Por isso, quando fazemos a avaliação é importante identificar as habilidades que iremos precisar para obter a alta performance.

Feito isso é importante ouvir feedback, principalmente das pessoas que já apresentam uma alta performance. 

Além disso, escutar os mais rígidos e entender que eles são essenciais para o nosso caminho até a alta performance, e tê-los como nortes para onde ir. 

Outra estratégia é observar a responsabilidade que os gestores depositam em você, pois quando um gestor identificar um profissional com alta performance , tende a confiar neles e a depositar tarefas mais desafiadoras. Se você perceber que está fazendo as mesmas funções há algum tempo, pode ser um sinal que o seu desempenho esteja abaixo do esperado.

Aprimore suas habilidades na prática

Depois de identificar as habilidades necessárias, e os seus pontos fracos e fortes, precisamos treinar e estar em um constante processo de aperfeiçoamento, pois este movimento tem grande importância no nosso desempenho. No entanto, é necessário buscar sempre transformar este conhecimento teórico em prático.  

Sempre vão haver milhares de pessoas adquirindo conhecimento teórico semelhante, e o diferencial é o processo de transformá-lo em conhecimento prático e aplicável no cotidiano da empresa ou da própria carreira.

Foque no próximo nível

Um profissional que apresenta a alta performance precisa desenvolver habilidades, lidar com desafios internos e externos, garantir a consistência dos resultados. Tendo isso em vista, este profissional pode ter uma sobrecarga, pois tenta “abraçar o mundo”, por isso é importante focar em apenas um passo de cada vez.

Ao fazer isso iremos evitar a sobrecarga e podemos trabalhar com qualidade nas nossas habilidades. 

Se você está fazendo um curso, trabalhando dentro de uma empresa ou buscando seus próprios clientes, é preciso que tenha clareza sobre o que deseja conquistar, e transformar esse objetivo em pequenas metas semanais ou quinzenais, por exemplo.

Além disso, foque em desenvolver uma mentalidade focada em dar o seu melhor em cada atividade e que tenha clareza acerca do futuro dentro da instituição. Essa abordagem nos permite ter uma melhoria sustentável, permitindo manter os ganhos que você desenvolveu.

Busque mentores

Um mentor consiste em alguém que já percorreu o caminho no qual você está hoje. Sendo assim, ele tem experiências e sabe quais são os obstáculos e caminhos mais assertivos para chegar até a alta performance.

Há programas que condensam essas informações, como a Mentoria de Intervenções Terapêuticas que oferecemos aqui no Instituto Romanni, e vai mostrar como atingir a alta performance no campo do desenvolvimento humano.

Você também pode trocar o seu trabalho pela proximidade com alguém que possui esse conhecimento, por exemplo. Vale ressaltar que, em todos os casos, é importante escolher mentores com experiência no que ensinam, pessoas que conheçam esse mundo por dentro.

Competências e habilidades necessárias

A característica básica para ter uma alta performance é dominar as capacidades técnicas, mas podemos ir além, desenvolvendo habilidades que são úteis para impulsionar o nosso crescimento em qualquer campo de atuação, como liderança e comunicação.

Planejamento estratégico

Profissionais de alta performance devem ser capazes de estabelecer metas pessoais, organizar o seu tempo, equilibrar cargas horárias para estudar e trabalhar, além de priorizar as ações mais essenciais a cada momento. Em síntese, é preciso ter um planejamento estratégico para aproveitar cada hora.

Ele é feito quando detalhamos com clareza quais são os nossos objetivos, e avaliamos os passos necessários para alcançá-los. Estabelecendo um cronograma para agir - um norte - buscando articular parcerias que possam acelerar nosso crescimento e atender as expectativas dos nossos gestores ou clientes.

Escuta ativa

Para ter um crescimento constante e entregar resultados acima da média, um profissional de alta performance deve desenvolver a habilidade essencial da escuta ativa.

Sabe escutar as avaliações com serenidade e tranquilidade, focar sempre no que pode fazer a partir desta escuta, centralizar na solução e na aprendizagem e evitar criar respostas na sua mente enquanto ainda está ouvindo a outra pessoa são passos importantes na escuta ativa. 

A escuta ativa também nos permite perceber oportunidades no que é dito ao redor, abrindo espaços onde você pode se posicionar para ganhar mais destaque, por exemplo.

Responsabilização

Sem uma gota de dúvida, podemos afirmar que um profissional de alta performance tem um senso perspicaz de responsabilidade. Em cada situação, positiva ou adversa, ele está pensando em como entregar o melhor possível e dentro do prazo.

Mesmo que as outras pessoas da equipe cometeram erros, ele é capaz de identificar pontos em que precisa se aperfeiçoar, ao invés de focar no problema, e ainda procura maneiras de reverter tais erros. Este entendimento traz mais controle e evita que as pessoas se sintam desmotivadas, além de possibilitar que em uma próxima tentativa elas sejam mais responsáveis pelo sucesso. 

Trabalho em equipe

Um profissional de alta performance reconhece a importância do trabalho em equipe, pois entende que quase sempre nosso trabalho está influenciando ou sendo influenciado pelas ações de outras pessoas.

Por isso, ter como habilidade a liderança é fundamental para um ótimo desempenho. Além de saber liderar, é essencial que este profissional tenha uma boa comunicação, conhecimento sobre gestão de conflitos, saiba separar tarefas, conduzir reuniões e etc. São habilidades básicas para ter uma equipe harmoniosa e participativa em todo o processo dentro de qualquer empresa.

Proatividade

Proatividade deve estar dentro de todas as ações que um profissional de alta performance executa, consistindo em encarar os desafios por estímulo próprio, sem a necessidade de alguém mandar. Ou seja, um profissional proativo é alguém com autonomia, característica na qual o indivíduo de alta performance é especialista.

Dentro de um trabalho, sempre iremos observar algo que poderia ser melhorado. Um profissional de alta performance vê uma oportunidade nisso, e compreende que nada acontece magicamente, sendo assim, busca antes de todos solucionar este problema.

Conclusão

Podemos traçar um caminho para a alta performance, jornada desafiadora e recompensadora que exige constante transformações e mudanças, mas que nos leva para o mais alto grau do sucesso. 

A alta performance é o esforço extra que nasce do entendimento de que a vida é única, e por isso devemos dar o nosso melhor a cada passo. O sucesso é feito de pequenos passos que damos a cada momento, e a alta performance é o seu caminho para chegar até ele!

Artigo publicado em:
18/10/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10