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Provavelmente você conhece alguém ou já passou pela situação de saber o que precisa ser feito, mas mesmo assim se sabotar na hora de fazer.

Muitas pessoas desejam parar de fumar, perder peso, passar em uma prova, dormir melhor ou mesmo realizar algo em seja em qualquer área da vida.

Mas por que na hora de realizar as ações necessárias para o objetivo desejado, mesmo sendo óbvio o que precisa ser feito, tantas pessoas se sabotam no processo?

Isso acontece porque nossas decisões não se baseiam necessariamente no que acontece na mente consciente. Elas se baseiam na mente subconsciente. E a mente subconsciente funciona como uma espécie de piloto automático. Ela tende a repetir padrões, economizar energia, e se baseia principalmente nas memórias permanentes de acordo com tudo o que já vimos, ouvimos e sentimos para utilizar como referência criando nossas programações mentais a nível subconsciente.

A boa notícia é que da mesma maneira que algo foi programado, também pode ser reprogramado a nível subconsciente. Primeiro, é importante entender o conceito de hipnose, principalmente da hipnose voltada para transformação do ser humano como estilo de vida chamada Hipnose Transformacional, que é a utilização da comunicação verbal, não verbal, interna e externa para alterar a realidade, e isso acontece de forma natural a todo momento, por exemplo: Imagine uma pessoa que deseja falar em público com confiança, mas constantemente ouve frases como “falar em público é difícil” ou “você é tímido” e etc.

De onde surgem essas frases?

Muitas vezes estas e outras frases são ditas pelos próprios pais, amigos ou pessoas de referência e podem fazer com que o indivíduo passe acreditar de tal forma que se comporte também de forma congruente ao que foi comunicado. Nós vivemos em estado de hipnose, e o processo de auto hipnose transformacional tem muito mais a ver com ganhar o controle sobre si de acordo com o que realmente deseja, do que qualquer ideia que tenha haver com perder o controle, o papel da auto hipnose é tirar a pessoa do estado atual de hipnose o qual está vivendo e programar um novo estado de hipnose mais congruente ao que deseja para sua própria vida.

Ou seja, toda hipnose é sempre uma auto hipnose, ninguém pode te fazer sentir ou acreditar em algo, sem que de alguma forma você aceite esta sugestão e a transforme em realidade programando-a em sua mente subconsciente.

Lembre-se de que tudo acontece duas vezes, primeiro acontece na mente e depois se torna o seu equivalente no mundo material.

E aqui vão quatro dicas práticas de como utilizar a auto hipnose de forma simples no dia a dia para utilizar sua mente a seu próprio favor:

1.Identifique os gatilhos e padrões que tem te sabotado e defina novos comportamentos:

Perceba que todos os nossos comportamentos que se repetem seguem padrões, por exemplo, um dos meus clientes veio me procurar porque desejava melhorar o sono e atualmente enfrentava problemas de insônia. Uma estratégia simples mas que o fez passar a dormir muito bem, foi justamente identificar os gatilhos e comportamentos que o cliente utilizava para repetir os padrões que o levavam a insônia. No exemplo deste cliente, ele percebeu que sempre antes de dormir tinha o padrão de comportamento de mexer no celular e responder mensagens do trabalho deitado em sua cama onde logo depois iria tentar dormir.

O que acontece é que nosso cérebro o tempo todo faz neuroassociações de nossas ações e resultados de acordo com referências já estabelecidas, ou seja, neste caso o subconsciente havia passado a associar o ato de se deitar a noite, que supostamente deveria estar relacionado ao dormir, com o ato de mexer no celular enquanto respondia mensagens do trabalho, fazendo com que de forma quase automática a próxima vez em que ele fosse se deitar em sua cama, viesse em sua mente também o celular e o trabalho juntos.

O que fazer então? Como usar a auto hipnose?

A estratégia é identificar quais são os padrões de comportamentos que estão ligados aos seus resultados atuais e também criar novos comportamentos mais adequados ao resultado que deseja, por exemplo, no caso deste cliente com insônia, o que o fez voltar a dormir bem foi a simples estratégia de comprar um novo celular que seria de uso pessoal e que de forma alguma seria usado em sua cama, e deixar o antigo número para uso exclusivo comercial o qual passou a usar somente até as 18:00, essa simples estratégia ajudou o cérebro deste cliente voltar a associar a ação de deitar-se na cama do quarto com a ação de dormir o que o consequentemente trouxe de volta a qualidade de seu sono.

2.Faça um ensaio mental de situações que deseja alcançar resultados melhores:

Imagine como seria se você se sentisse totalmente confortável e seguro com a situação e se possível entre em ação logo em seguida. Por exemplo: uma pessoa deseja começar a estudar, puxe o ar, feche os olhos e comece a fazer um ensaio mental de como seria estar estudando. Como se você fosse ótimo para estudar, como estaria a sua postura, o ambiente, o seu olhar e como seus pensamentos estariam concentrados no estudo. Isso pode ser feito em menos de dois minutos.

3.Utilize afirmações positivas no dia a dia, e repita a afirmação pelo menos cinco vezes | Auto hipnose no dia a dia

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Este é um ótimo exercício quando se desejar ajustar sua percepção relacionada a um objetivo. Por exemplo, imagine que você deseja fazer uma apresentação em público, a simples ação de repetir para si mesmo cinco vezes algo como “Eu me vejo fazendo uma excelente apresentação”, “Eu tenho capacidade de fazer apresentações incríveis”, “Eu vou fazer o meu melhor nessa apresentação”. Essa técnica apesar de simples é muito poderosa quando aplicada e se torna consideravelmente mais difícil de seu subconsciente ignorar a sugestão se você tiver repetido a sugestão um número considerável de vezes.

4.Sempre que se perceber reclamando, agradeça pelo menos cinco coisas pelas quais é grato no mesmo momento e defina uma ação voltada para a solução do problema:

Ninguém gosta de ficar perto de pessoas que reclamam, além do que reclamar traz um foco ainda maior para o problema ao invés da solução. O poder deste exercício consiste justamente em perceber as coisas boas que nos acontecem a todo tempo e também todas as pessoas gostam de ficar próximas a pessoas gratas, que focam na solução e não no problema. Essa simples prática possibilita um número imensamente maior de portas se abrindo na vida

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