Todos nós, em algum momento da vida, já estivemos em uma palestra. Seja em escolas, empresas, hospitais, entre outros lugares, sempre há espaço para quem deseja aprender como ser um palestrante.
A palestra é uma ferramenta muito antiga para transmitir informação. Utilizada desde a Grécia antiga pelos sufistas e guias espirituais, tinha como principal objetivo repassar os conhecimentos adquiridos a várias pessoas de uma vez.
Visando sempre informar, ensinar e entreter, as palestras são uma forma de comunicação de um para vários. Isso quer dizer que uma pessoa especialista em determinado assunto irá passar seus conhecimentos para um grupo de pessoas, seja de forma presencial, ou online, nas lives e “webinars’’.
A profissão de palestrante tem crescido significativamente nos últimos anos, e ao contrário do que muitos pensam, não é de atuação exclusiva de pessoas de nível superior. Toda e qualquer pessoa é capaz de aprender como ser um palestrante, desde que possua:
É importante ter em mente que você não precisa "ser um palestrante" para dar palestras. Nas mais diversas profissões, podemos ter benefícios ao entregar uma ótima apresentação, por isso todos podemos aprender mais sobre o assunto!
Atuar sem um diploma não significa atuar sem estudo. Esse tipo de profissão exige muito mais maturidade e responsabilidade, pois, a todo momento você estará protagonizando seus avanços. Cabe a você decidir o que estudará em seguida e ter disciplina para manter o ritmo.
Esteja sempre se atualizando, buscando e investindo em cursos, mentorias e até mesmo outras palestras para aprimorar sua atuação. Afinal, se queremos que alguém invista em nós, precisamos, primeiramente, investir em nós mesmos.
Uma boa oratória é essencial para que sua palestra flua de forma prazerosa para os ouvintes, pois ninguém quer estar ouvindo durante uma hora ou mais uma pessoa falando de forma esquisita, sem pausas, com uma entonação muito forte ou muito fraca, e até mesmo com erros de português.
Contar com um apoio fonoaudiológico em caso de dificuldades maiores pode ser um bom investimento, uma vez que esse tipo de profissional irá te orientar aos detalhes, conectando você ao ritmo, respiração e velocidade das palavras, sendo um enorme diferencial no sucesso ou fracasso da sua palestra.
Nosso cérebro possui a capacidade de memorizar histórias com mais eficiência que números ou frases soltas. A prova são as histórias que ouvimos há dez anos atrás e conseguimos lembrar, em detalhes ou em partes, isso porque as narrativas possuem uma capacidade de gerar um sentimento de empatia, identificação, liberando dopamina, hormônio relacionado ao prazer.
Você não precisa inventar histórias ou aumentar os fatos, basta encontrar as verdades mais interessantes que já viveu. Afinal, se sua intenção é ajudar pessoas a se desenvolver, você precisa ser o exemplo, e não podemos ser exemplos daquilo que não vivenciamos.
Caso você esteja começando, pode trazer histórias de outras pessoas, famosas ou não, mas as coisas que aconteceram com você mesmo sempre irão gerar mais conexão!
A estrutura da nossa apresentação é o que vai garantir o nosso crescimento.
Elementos que parecem secundários, como slides, videos e apostilas, guiam muito nossa apresentação, chamando atenção e facilitando o entendimento do conteúdo.
Os recursos visuais são de extrema importância para transmitir credibilidade ao que será dito - imagens em boa qualidade, alinhadas, letras com tamanho e cores legíveis, vídeos limpos, apostilas fáceis de ler, tudo isso fará diferença na sua apresentação.
Seu material de também diz muito sobre seu trabalho, por isso, assim que possível invista em um kit de opções que transmitam profissionalismo e sejam um "algo mais" para seu público.
Folders com os seus produtos, agendas, blocos e canetas personalizadas, camisas, quadros, xícaras e outros materiais com frases interessantes, tudo isso pode ser entregue como bônus ou vendido para as pessoas em uma palestra.
Só fica bom quem treina. De nada adiantará ler milhares de livros sobre natação, mas nunca perder o medo de se jogar na água, por exemplo. A mesma lógica serve para as palestras, ou qualquer outra habilidade que você deseja exercer com maestria.
Organize seu roteiro, sua apresentação de slides e por fim treine, com amigos, familiares ou até mesmo sozinho no espelh. Esse momento de teste te dará mais segurança e previsibilidade sobre possíveis intercorrências e a duração da sua palestra.
Em seguida, agende quantas palestras puder, sem medo de errar. Entregue o seu melhor em cada uma, mesmo com 3 ou 4 pessoas. Perceba o que elas mais gostaram para levar adiante, e o que precisa de ajustes, sempre buscando melhorar.
Apresentar-se de forma leve e bem humorada é uma ótima forma de estabelecer uma conexão com sua plateia. Afinal, se você não se empolga, como espera que as pessoas à sua volta se empolguem com a apresentação?
O modelo de palestra difere de outros tipos de encontro por ter o foco mais centralizado em uma única pessoa, dessa forma, se você não estabelecer uma boa relação com sua audiência, minutos depois é bem provável que a maioria do público pare de prestar atenção no que você tem a falar.
Além de funcionar como uma estratégia de funil de vendas, ter um produto para vender após a palestra, seja livro, ebook, curso, entre outras coisas, aproxima seu ouvinte de você e possibilita a continuidade do aprendizado.
Não pare nos itens e brindes que mencionamos antes, e pense em produtos que façam sentido para essa palestra. Você pode oferecer um planner para implementar o que ensinou, um livro com o método completo, ou uma mentoria para acompanhar as pessoas mais de perto, por exemplo.
Faça a venda desses produtos com tranquilidade, apresentando-os como o próximo passo para quem deseja. Muitas pessoas vão ignorar, mas tudo bem, pois em cada palestra você fará algumas vendas que manterão a sua carreira viva e crescente.
Nossa aparência comunica, e embora o físico não seja o foco principal de uma palestra, não se pode negar que uma boa aparência credibiliza e convida as pessoas a nos ouvir com mais facilidade.
Não existe regra quanto ao que vestir, desde de que seja adequado e composto ao tema e ambiente onde você irá palestrar.
Arrumar-se para ir ao nosso local de trabalho é uma forma de dizermos que valorizamos e gostamos do que fazemos!
Construa uma marca e crie autoridade, antes mesmo de subir ao palco. Use e abuse das redes sociais para atrair potenciais clientes e mostrar que domina o assunto. Crie podcasts, vídeos e textos relacionados aos temas que você aborda, para que as pessoas se identifiquem rapidamente com o seu trabalho!
Para ser palestrante não é preciso dominar tudo em um assunto, mas temos que estudar e ter propriedade em alguma área.
Muitas habilidades e atribuições acompanham esse profissional, indo além de passar o conteúdo ao público e envolvendo oratória, presença no palco, uma boa estrutura e conexão com a sua audiência.
Se você deseja ser palestrante, ou usar palestras para desenvolver sua carreira, comece agora. Pense no tema da sua primeira apresentação, começando hoje mesmo a construí-la e ensaiá-la!
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