como ser terapeuta

Como ser terapeuta: Tudo que você precisa saber!

Confira uma série de dicas para evitar erros comuns de quem está começando e acelerar o seu aprendizado sobre como ser terapeuta.

Você gosta de ajudar pessoas e pensa em trabalhar com desenvolvimento humano, mas ainda não sabe como ser terapeuta ou o que precisa para atuar nessa área? Nesse artigo nós vamos tirar todas as suas dúvidas, e mostrar o caminho mais rápido para se tornar um(a) terapeuta profissional!

Quem pode ser terapeuta?

A primeira coisa que você precisa saber é que o único requisito para ser um(a) terapeuta profissional é ter seu primeiro cliente pagante. Se uma pessoa está disposta a pagar pelo seu trabalho, então parabéns, pois você já pode se considerar profissional nessa área.

Leia mais: Quanto ganha um terapeuta?

Muitas pessoas ainda acreditam que não há como ser terapeuta sem uma formação, seja na universidade ou em algum tipo de curso livre. Esse é um engano, pois a profissão é autorregulamentada e não exige qualquer tipo de certificado.

Você pode fazer todos os tipos de curso, como os do Movimento Transformacional, para aprender mais e aumentar o valor que os clientes percebem no seu trabalho, mas não precisa deles para começar.

A formação de psicologia, que está mais próxima dessa profissão, dá direito a participar em concursos e realizar avaliações, para diagnosticar transtornos ou aprovar candidatos em exames, por exemplo, mas não é exigida para quem está aprendendo como ser terapeuta.

Como ser terapeuta: Duas habilidades fundamentais

Não há como ser terapeuta de forma profissional, e manter uma carreira bem sucedida ao longo dos anos, se você não desenvolver essas duas habilidades: saber entregar e saber trazer.

Entregar significa oferecer um resultado transformador para seus clientes, de acordo com o que você promete. Não é preciso saber como vencer vícios, resgatar relacionamentos, levar foco para o trabalho e educar bem os filhos, tudo ao mesmo tempo, mas se você promete que vai ajudar numa dessas áreas, deve ter as ferramentas certas para entregar esse resultado.

Tenha em mente que o resultado não é livrar a outra pessoa de todos os problemas. A terapia é um processo ativo, onde o cliente deve assumir responsabilidade pela própria vida e enfrentar seus desafios. O papel do terapeuta é trazer maturidade para que ele possa dar mais um passo, e sair do processo terapêutico melhor do que entrou.

Vamos pensar sobre isso com um exemplo prático. Seu cliente deseja emagrecer com hipnose e eliminar 20 quilos. Você vende um processo terapêutico com 4 atendimentos semanais, que vai durar cerca de um mês.

Muitos nutricionistas e médicos afirmam que, em 30 dias, o emagrecimento saudável vai de 2 a 6 kg, dependendo de fatores como o corpo e metabolismo da pessoa, seus hábitos atuais e o processo que vai adotar.

Vamos usar um valor aproximado de 5 kg. Ao fim das quatro sessões, o cliente terá perdido esse peso, indo de 110 para 105 kg. Ele ainda tem uma jornada, mas podemos dizer que o processo foi bem sucedido, certo?

Esse mês de trabalho não deve ser visto como uma pílula mágica, mas como um ponto de partida onde o cliente verá que é possível conquistar um resultado, e construirá as ferramentas necessárias para chegar lá.

As práticas que ele desenvolveu ao longo dos quatro atendimentos - e do que fez em casa entre uma sessão e outra - poderão ajudá-lo a continuar eliminando um peso indesejado daqui pela frente, até que em 3 ou 4 meses ele alcance o número esperado.

Quer aprender mais sobre como ser terapeuta e ajudar pessoas a se transformar? Clique aqui para conhecer a plataforma do Movimento Transformacional, com mais de 20 formações nas áreas de Terapia, Psicologia e Hipnose!

Atrair clientes e fortalecer sua carreira

Saber trazer é manter um fluxo consistente de pessoas interessadas no seu trabalho, para evitar o ciclo de altos e baixos comum a tantos profissionais. Dessa forma, você não fica semanas sem ter novos clientes, prejudicando a sua renda mensal, nem terá pessoas demais para atender em pouco tempo, ao ponto de não conseguir oferecer um trabalho com qualidade.

O ideal, nesse sentido, é construir um funil de vendas, ferramenta que permite manter várias pessoas interessadas na sua entrega e atrair clientes no ritmo que você achar mais interessante.

Um exemplo simples de funil começa por distribuir conteúdos no Instagram, ganhando seguidores que acompanham o seu trabalho. Esse é o nível inicial, e as pessoas que mais se interessarem vão entrar em contato por mensagens diretas, por exemplo, ou se inscrever para receber conteúdos VIP num grupo fechado de Whatsapp.

Agora elas estão num nível intermediário, com mais interesse em pagar pelo que você oferece. É mais fácil vender para eles do que para quem está apenas seguindo o seu perfil no Instagram.

O nível final pode ser levar as pessoas que enviaram mensagens ou entraram no grupo para fazer sessões iniciais, conversando sobre os desafios vividos por elas, mostrando como pode ajudá-las e oferecendo um processo terapêutico de acordo com essas necessidades.

Dessa forma, pessoas entram no seu Instagram, avançam para os contatos intermediários e chegam à sessão inicial de modo consistente.

4 dicas sobre como ser um terapeuta bem sucedido

Confira uma série de dicas para evitar erros comuns de quem está começando e acelerar o seu aprendizado sobre como ser terapeuta.

1. Erre rápido, aprenda rápido

Mesmo se você quiser fazer uma faculdade, dê esse passo com calma. Invista em cursos livres e rápidos para saber se deseja mesmo se dedicar a essa área, antes de passar quatro ou cinco anos numa graduação sem ter certeza de que você quer isso.

Além disso, procure se conectar a outras pessoas enquanto estuda, e aplicar os conhecimentos que já tem. Se você aprendeu uma única técnica, e tem o desejo de ajudar, tem tudo que precisa para ser terapeuta.

A prática é o que vai desenvolver suas habilidades como profissional, por isso o estudo sempre deve ser levado rapidamente para a ação.

2. Seu trabalho é único

Agora que você aprendeu como ser terapeuta, é hora de se diferenciar. Todos os seus aprendizados, a sua história de vida, são um ponto de apoio para se conectar às pessoas.

Use isso e transmita uma imagem única, ao invés de ser como todos os outros terapeutas. Se você já venceu um desafio, ou ajudou alguém amado, por exemplo, que tal transformar essa experiência no seu cartão de visitas?

3. Você não precisa de todas as respostas

Um bom terapeuta sabe que não deve levar todas respostas para o cliente, pois entende que isso deixa a outra pessoa dependente. O trabalho é fazer as perguntas certas, para que a pessoa responda e ganhe independência ao controlar as próprias decisões.

  • Como você se sente nessa situação?
  • Como gostaria de se sentir?
  • O que poderia ser diferente para você conseguir essa sensação?

Deixar o cliente encontrar as próprias respostas também aumenta as chances de que ele se comprometa com a mudança. Se eu te digo o que fazer, você não terá a motivação interna que surge ao tomar uma decisão.

No Instituto Romanni nós acreditamos que a terapia sempre é um processo ativo, onde o cliente só tem a transformação que ele mesmo construir. Você pode ensinar caminhos e atalhos, apresentar novos recursos e até mesmo ajudar com algumas respostas de vez em quando, mas é o cliente que vai agir - ou não - para atingir qualquer tipo de resultado.

4. Alinhe as expectativas

Antes de começar o processo terapêutico, alinhe as expectativas do cliente explicando o que ele deve ou não esperar, e também o que terá de fazer. 

Esse é um momento importante para se proteger, evitando que a pessoa chegue ao fim dos atendimentos insatisfeita com seu trabalho, por ter esperado algo que simplesmente não pode vir de você.

Alinhar as expectativas também reforça a maturidade do cliente. Você dirá para ele que não existe avanço passivo na terapia, e mostra como ele mesmo terá de mudar para obter o que deseja.

Mostre como a terapia é apenas um ponto de troca, e a verdadeira transformação terá de acontecer no dia a dia do cliente - na casa dele, no trabalho, nas relações, nos hábitos e nos pensamentos que cultiva.

5. Expanda seu trabalho

Se você está buscando informações sobre como ser terapeuta, é óbvio que deseja trabalhar com desenvolvimento humano, mas sabia que esse não é o único caminho?

Além da terapia, você pode entregar a transformação em outros formatos, como palestras, workshops, acompanhamento de performance em empresas, e até mesmo criando produtos como livros, áudios terapêuticos e todo tipo de conteúdo que você publicar na internet.

Ao fazer isso, você expande seu trabalho e ainda constrói uma imagem de autoridade como terapeuta, afinal a sua marca pessoal irá muito além dos atendimentos individuais.

Com essa expansão, você diversifica as fontes de renda na sua carreira, e pode até cobrar um valor mais alto pelo acompanhamento pessoal, pois além da transformação também estará vendendo exclusividade - e quem não puder pagar ainda terá as outras opções para chegar ao seu trabalho!

Curso para ser terapeuta

Aprofundar seus conhecimentos sobre como ser terapeuta é sempre válido, mesmo que você não precise de um certificado para começar. As formações podem trazer conhecimento, proximidade com quem domina essa área e relações com outros estudantes do tema.

Se você está buscando um curso para ser terapeuta, é hora de conferir a plataforma do Movimento Transformacional. Ao invés de oferecer um único curso, nós disponibilizamos mais de 20 no mesmo lugar - e você só paga uma vez para ter acesso a todos eles.

Além das formações já disponíveis, temos um curso novo todos os meses, centenas de aulas avulsas, mentorias mensais e uma comunidade com mais de 3.500 parceiros que também estão aprendendo como ser terapeutas, prontos para tirar as suas dúvidas e trocar ideias.

É o lugar perfeito para acelerar a sua formação e os seus resultados!

Clique aqui para conhecer o Movimento Transformacional
Artigo publicado em:
17/09/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10