controle emocional

Como ter controle emocional e guiar sua própria vida

Não é difícil apontar o Controle Emocional como uma diferença muito clara entre as pessoas com resultados consistentes e aquelas que não conseguem avançar no ritmo desejado.

Não é difícil apontar o Controle Emocional como uma diferença muito clara entre as pessoas com resultados consistentes e aquelas que não conseguem avançar no ritmo desejado. Os dois grupos podem ter a mesma informação, sabendo o que é preciso para conquistar seus resultados, mas o Controle Emocional faz com que um lado possa aplicar esse conhecimento no mundo real, e a falta dele faz com que o outro não atue na prática como pensou na teoria.

Pense bem: a maioria das pessoas já sabe o que precisa saber para ganhar mais dinheiro, ter relacionamentos felizes ou equilibrar a saúde do corpo, por exemplo. Nós vivemos numa era de informação, e todo esse conhecimento está a um “Google” de distância.

Você colhe informações para seus objetivos, traça um plano e decide que a partir de amanhã as coisas serão diferentes, mas quando o novo dia chega tudo continua no mesmo lugar. Ao invés do plano, fatores como irritação, tédio ou vontade de fazer outra coisa guiam os seus comportamentos. É a falta de Controle Emocional em ação: você decidiu fazer uma coisa, mas as suas emoções te levaram por outro caminho!

O que é Controle Emocional

Para desenvolver melhor essa habilidade, é preciso ter clareza sobre o que ela é, e também sobre o que ela não é.

Ter Controle Emocional é como guiar um barco durante uma tempestade. Você não tem poder absoluto sobre a situação, pois não domina os mares e ventos, mas é responsável por escolher a melhor direção, girar o leme e posicionar as velas. Também é sua responsabilidade conferir a estrutura do barco e a qualidade da tripulação antes de ir ao mar, garantindo que eles tem as condições necessárias para enfrentar com sucesso qualquer tempestade ou obstáculo em seu caminho.

Quem atua nessa função não espera por dias lindos e ensolarados a cada viagem, mas aceita que o mar é turbulento, forte e perigoso. Tempestades não são um ataque do universo contra o barco, são apenas um acontecimento natural para o qual eles devem estar preparados.

Da mesma forma, ter Controle Emocional é se preparar de forma adequada para situações naturais e turbulentas que a vida possui. Você vai ter de lidar com desafios e problemas, surpresas e acontecimentos inevitáveis, e o Controle Emocional começa ao aceitar isso.

Aguardar a vida perfeita, ou até mesmo o dia perfeito, é desligar a sua mente da realidade, marcada por altos e baixos. Perceba como o próprio termo - Controle Emocional - não fala sobre controlar o que acontece no mundo, mas o que se passa dentro de você!

Controle Emocional e desenvolvimento humano

Essa tarefa se torna mais fácil quando nos desenvolvemos e ganhamos novas habilidades. Um marinheiro inexperiente pode ficar desesperado com a primeira onda, enquanto alguém mais preparado vai manter a calma por saber o que fazer naquela situação.

Todos nós temos mais ou menos preparo para lidar com cada área da vida. Algumas pessoas tem facilidade para evoluir no trabalho, sabem como escapar de problemas financeiros, ou aprenderam a manter o bem-estar nas suas relações, por exemplo.

Podemos dizer que, nesses casos, elas alcançaram um nível mais alto que permite manter o Controle Emocional em condições nas quais outras pessoas seriam controladas pelas emoções.

Digamos que o seu nível em relação ao trabalho seja 7, por exemplo. Um colega mais novo, no nível 4, traz um problema de nível 6. Para ele, aquilo é um desafio enorme, mas você vai olhar para a situação e logo terá uma resposta. Na essência, o problema não é fácil, nem difícil, e tudo depende de quem está lidando com ele.

Da mesma forma que a experiência e o aprendizado de novas habilidades nos colocam em situações mais favoráveis, também é preciso manter o equilíbrio entre as diversas forças que regulam nossa vida. Elas são como pilares, e se um pilar enfraquece, toda a estrutura fica em risco.

Pense nos dias em que você não dorme bem, por exemplo, ou quando descuida da alimentação e fica sem muita energia. Situações desse tipo favorecem estados emocionais que não consideramos adequados, como irritação ou desatenção.

Isso acontece porque a nossa vida é um sistema, a mente e as emoções não conseguem trabalhar da melhor forma se o corpo não está sendo cuidado.

Da mesma forma, fatores como os nossos relacionamentos, autoestima, propósito, entre muitos outros, podem afetar o Controle Emocional. Quando damos atenção para estas áreas, estamos apertando as cordas e regulando as velas do nosso barco. Fica mais fácil navegar para a direção desejada, mesmo quando os ventos não sopram a nosso favor!

Focar no desenvolvimento humano também nos ajuda a equilibrar nossas expectativas. Se nós sabemos que os desafios virão, devemos crescer para enfrentá-los, ao invés de fingir que tudo ficará bem por sorte ou milagre.

A ideia é construir suas expectativas e planos de acordo com a realidade. Se você sabe que tem mais energia no começo da semana, por exemplo, pode encaixar mais tarefas nos primeiros dias e desocupar os últimos, ao invés de espalhar as atividades igualmente. Você ainda pode se desafiar e fazer um pouco mais do que o normal nas quintas ou sextas-feiras, mas ao invés de querer igualar esses dias aos seus dias mais produtivos, compare eles às quintas ou sextas da semana passada.

O mesmo entendimento vale para perceber que você não vai emagrecer 30 quilos, aprender tudo para passar num concurso ou construir um negócio bem sucedido em poucos dias. São tarefas que vão exigir meses, talvez anos de trabalho, e as suas emoções devem acompanhar esse percurso.

Cinco caminhos para o Controle Emocional

Confira cinco maneiras práticas para desenvolver o seu Controle Emocional e ter mais domínio sobre as respostas que dá às situações.

Invista em treinamentos

Como já vimos, ter mais habilidade ajuda a manter o controle. Além disso, também podemos buscar treinamentos de desenvolvimento humano para entender melhor o funcionamento da nossa mente. No treinamento de Hipnose Transformacional oferecido pelo Instituto Romanni, por exemplo, nós mostramos como cada pessoa lida com quatro formas de comunicação, e todas elas contribuem para o estado emocional.

Comunicação Interna

São os nossos pensamentos, as coisas que dizemos a nós mesmos dentro da mente. Se mudarmos essas conversas internas, podemos criar argumentos para ter uma visão de mundo mais alinhada às emoções desejadas.

Comunicação Verbal

É formada pelo que dizemos e ouvimos. A cada troca de palavras, podemos entregar ou receber uma emoção - seja com um bom dia, uma notícia, um elogio ou uma ofensa, por exemplo.

Comunicação Não-Verbal

Nossa fisiologia - a forma como posicionamos o nosso corpo e nos movemos - pode influenciar a energia e, portanto, impactar as emoções. Além disso, olhares, gestos e posições comunicam tanto quanto as palavras.

Comunicação Externa

Formada pelos elementos ao nosso redor, contém gatilhos para diferentes estados emocionais. Uma peça decorativa pode trazer memórias felizes, por exemplo, enquanto um prato sujo de ontem desperta culpa ou vergonha.

Fortaleça a sua tripulação

Imagine que cada pessoa influenciando os seus pensamentos é como um membro da sua tripulação, interferindo nos resultados do barco. Dessa forma, é importante contar com os melhores e buscar a ajuda de profissionais como terapeutas e mentores.

Podemos dizer que os mentores são marinheiros com experiência no mesmo mar que você deseja atravessar. Eles sabem onde ficam os perigos e as águas calmas. Já os terapeutas te ajudam a entender melhor o seu barco, deixando ele mais forte para fazer a travessia.

Cultive princípios transformacionais

Todo navegador precisa de um mapa e uma bússola para saber onde está indo, e se está no caminho certo. Os princípios transformacionais cumprem essa função no Controle Emocional, servindo como pontos de referência para a construção de uma vida mais equilibrada.

Você pode aprender mais sobre eles nesse vídeo: Princípios Transformacionais

Autoconhecimento

Apesar de entender e defender o valor dos princípios transformacionais, nós acreditamos que você deve construir o seu próprio mapa e identificar os valores que serão sua referência.

O Controle Emocional se torna algo natural quando vivemos de acordo com os nossos valores, sejam eles de liberdade, segurança, respeito, conexão, criatividade, liderança, e assim por diante. Além disso, é importante lembrar que cada pessoa tem seus próprios gatilhos de bem-estar ou de desgaste emocional. Para muitas delas, uma música, um chá ou a prática de exercícios físicos são como portos seguros onde podem ancorar. E para você, o que traz essa segurança?

Por outro lado, algumas situações podem surgir como tornados que agitam as águas e põem nosso barco em risco. Quanto mais você percebe estes elementos, melhores serão as suas condições de evitar momentos assim, ou se preparar de modo especial para ficar bem quando eles acontecerem.

Consistência

O último ponto é entender que o processo nunca tem fim: não existe um ponto no qual você está livre de todos os problemas e tem Controle Emocional absoluto. Novos desafios, cada vez maiores, continuarão a surgir. Cabe à você, comandante da sua vida, se preparar de modo constante, mantendo a sua evolução para alcançar um nível cada vez mais alto, e navegar por todos os mares em seu caminho!

Artigo publicado em:
19/08/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10