disciplina

Disciplina: Ações concretas para guiar sua própria vida

A disciplina é um dos pilares na caminhada rumo ao sucesso profissional e pessoal, porque mantém a nossa atenção apontada para a direção escolhida, contra todas as distrações.

Sem sombra de dúvidas, vivemos num tempo onde saber como ter mais disciplina tornou-se fundamental. Inúmeros sabotadores contribuem para a falta dela, com distrações nos bombardeando por todos os lados.

Dizem que a atenção é o recurso mais valioso deste século. Nesse exato momento, várias fontes estão disputando a sua (e se eu for honesto, posso afirmar que esse texto é uma delas).

Dar atenção a algo nem sempre é ruim. É dessa forma que você aprende coisas novas, se diverte e entende melhor o mundo. O problema é quando perdemos controle sobre esse recurso, e deixamos a nossa atenção ser governada por outras pessoas.

Sim, pessoas, afinal existe alguém por trás desse texto, do joguinho que você não consegue largar ou de cada postagem nas suas redes sociais.

A disciplina é um dos pilares na caminhada rumo ao sucesso profissional e pessoal, porque mantém a nossa atenção voltada para os elementos que escolhemos. Quando temos essa virtude bem desenvolvida, colhemos resultados constantes, com mais qualidade de vida, e conquistamos o reconhecimento das pessoas ao nosso redor.

Se houvesse uma fórmula para a felicidade, ter disciplina seria um dos ingredientes mais importantes. Por meio delas, temos mais autonomia para fazer as nossas obrigações, sem depender do nosso humor, ou disposição. É isso que permite avançar na vida, ao invés de passar meses ou anos reclamando sobre o mesmo obstáculo.

Então como ter mais disciplina? Para começar, é interessante saber como está a sua relação com essa força, nesse momento.

Não tenho disciplina, e agora?

Antes de tudo, precisamos entender que a disciplina é um dote intrínseco dos seres humanos. Ela não é uma super força, mas uma qualidade presente em todos nós. 

Geralmente, quando temos uma vida sem disciplina e foco, é porque existem fatores que estão drenando as nossas energias, como o tão apontado uso excessivo das redes sociais, mas também a ansiedade, estresse ou falta de autoestima, por exemplo.

Ela também se esconde quando fazemos mais de uma atividade ao mesmo tempo, pois assim estaremos utilizando a atenção difusa. Suas energias se espalham, e assim falta foco para levar cada tarefa até o fim.

Então, a resposta é: você tem, sim, disciplina, mas ela está escapando por "furos" no seu planejamento ou no seu sistema emocional.

Procrastinação vs Disciplina 

No lugar onde a procrastinação encontrou espaço, a disciplina faltou. Uma pessoa procrastinadora sofre com problemas na área pessoal e profissional, uma vez que não consegue gerir a sua agenda para fazer o que precisa. 

Isso vai causar problemas ao entregar trabalhos fora do prazo, ou estar sempre atrasado para um compromisso.  O procrastinador fica mal visto com o chefe, clientes, até mesmo com amigos, por não conseguir cumprir os prazos combinados. 

Esse é o resultado contrário ao de alguém disciplinado, que consegue realizar as atividades com qualidade e dentro dos prazos. Enquanto procrastinamos, será muito difícil criar boas relações com pessoas disciplinadas, pois nesse caso os opostos não se atraem.

Autoconhecimento para driblar a indisciplina

Como vimos, a indisciplina é resultado da desorganização e de questões emocionais que nos afastam dos planos. Um dos grandes motivos para que isso aconteça, são os sabotadores. 

Eles consistem em “pontos fracos” que cada pessoa tem, como jogos, redes sociais, ou até a mania de arrumar sua mesa quando é hora de começar o trabalho.

Portanto, um dos primeiros passos em direção a disciplina, é identificar quais são os seus sabotadores, e como lidar com estes agentes de procrastinação. Pequenas atitudes serão capazes de remediá-los no seu dia a dia, criando um ambiente de disciplina. Se o objetivo é estudar mais, e o Instagram é o problema, você pode simplesmente desligar o seu smartphone. 

É necessário ter uma visão realista sobre as nossas fraquezas, e não tentar fingir que elas não existem. Você até pode começar admitindo, em voz alta: "Está faltando disciplina porque... e a minha decisão para resolver isso hoje será...".

Feito isso, é necessário compreender a natureza dos hábitos sabotadores e as formas pelas quais estamos a alimentá-los. No exemplo de olhar muito o Instagram, ou em qualquer outro, quais emoções te levam a isso? Sem lidar com elas, desligar o telefone será útil por algum tempo, mas cedo ou tarde a sua mente vai buscar outras formas de preencher a lacuna.

Quando identificamos e ajustamos a emoção, por meio de processos terapêuticos ou de reflexão pessoal, é quando nos tornamos capazes de cortar o mal pela raiz.

Não pense em você como alguém indisciplinado

Como vimos, todos têm a disciplina enquanto uma qualidade interna, e o que pode está acontecendo é a existência de obstáculos no caminho dessa tendência natural. 

Sendo assim, não faz sentido se rotular como sendo indisciplinados, pois o único resultado disso é criar mais um sabotador. A nossa mente é incrível - tanto para o bem, como para o mal. Quando nos rotulamos como indisciplinados, o cérebro aceita a informação e acaba reproduzindo os comportamentos de uma pessoa indisciplinada.

Use o poder do “NÃO”

Infelizmente, não podemos fazer tudo que está em nossa mente. É vital trabalhar em cima do que podemos realizar a cada dia, e aperfeiçoar os passos até o limite do nosso potencial. A ferramenta mais efetiva nessa missão é o “não”.

A sobrecarga é inimiga da disciplina, e as duas não costumam andar juntas. Uma forma de não sofrer com ela é saber delimitar os seus limites - e isso não é obrigação de ninguém, exceto sua.

Quantas vezes alguém te pede um favor, e você aceita sem pensar? E como vai ter disciplina para as suas tarefas quando já gastou tanta energia com eles?

O poder do “não” é dar um passo atrás e analisar: Eu posso fazer essa tarefa nesse momento? Existem outras formas de ajudar, sem comprometer o que já havia pensado em fazer?

Isso também vale para as suas decisões pessoais. Será que é hora de começar mais um projeto, mais um curso, mais um plano, se você não está mantendo a disciplina com os compromissos que já possui?

Confira também: Aprenda a dizer não, e assuma o controle da sua vida

Organize os seus itens e o ambiente que será utilizado

Atenção difusa, foco sem direção, ambiente desorganizado e pertences soltos pela mesa são fatores que acabam com a nossa disciplina. Para evitá-los, precisamos respeitar a nossa organização. 

Essa simples atitude de organizar o ambiente e ganhar tempo parece fácil e, de fato, é. Ter disciplina não é uma tarefa impossível, mas precisamos nos atentar para as pequenas atitudes que temos durante o dia, pois são elas que alimentam ou acabam com a nossa energia mental. 

Pare de se enganar com as várias tarefas

É  uma ilusão acreditar que iremos ter foco em mais de uma coisa por vez. Se você está fazendo isso, há uma grande chance de acabar com a sua oportunidade de ser uma pessoa mais disciplinada.

A disciplina é focada em fazer a sua tarefa dentro do prazo e com qualidade, o que também exige atenção. A associação entre multifoco e produtividade é uma ilusão - estamos apenas nos movendo rápido, mas não chegamos a lugar algum, como numa esteira.

Apesar de foco e disciplina serem habilidades diferentes, precisamos que ambos caminhem juntos para manter o controle de nossas vidas.

Disciplina é treinável

A motivação nos faz dar o primeiro passo rumo aos nossos objetivos, mas é a disciplina que leva até o fim do caminho. Ela é a chave para a constância, e não necessita de nem um talento ou força super humana.

A disciplina é treinável, mas para isso, precisamos ter um padrão de exercícios, semelhante ao que fazemos como um músculo, que precisa de estresse constante para crescer mais e mais.

Como na academia, é necessário compreender o motivo pelo qual estamos agindo. Não há como desenvolver disciplina fazendo coisas sem sentido, é essencial que você tenha pleno conhecimento do porquê e se responsabilize pelo próprio progresso. Aqui não existem meios termos: ou estamos deixando as coisas de lado, e alimentando os sabotadores, ou estamos agindo, e lutando contra eles.

Tenha uma rotina

Saber o que é preciso fazer ao longo do dia é uma ótima forma de evitar a procrastinação e desenvolver uma mentalidade disciplinada, por isso ter uma rotina é essencial. É ela que constrói um hábito, entrando em nossa vida até o ponto no qual não seja mais preciso se forçar a agir de certa maneira todos os dias, pois seu corpo vai buscar essa atividade.

Podemos começar com calma, em pequenas doses. Ler 3 páginas por dia, caminhar 10 minutos, buscar um novo cliente. Com o tempo, o “músculo” da disciplina será fortalecido por essa prática, e poderemos buscar conquistas maiores.

Ainda pensando em uma rotina, é interessante fazer testes para descobrir seus hábitos-chave, as ações que, quando são feitas, trazem ainda mais energia para aproveitar as horas seguintes.

Algumas pessoas encontram isso ao praticar exercícios, outras quando dormem cedo; há quem tenha a meditação ou a corrida como hábito-chave. Só você pode avaliar quais são os seus, e a única forma de conhecê-los é testando várias opções, até encontrar a resposta.

Conclusão

Ter uma vida com mais disciplina é um objetivo possível, e está ao seu alcance. Existem diversos caminhos para desenvolver essa habilidade - aqui apresentamos alguns, e você pode começar a implementá-los, pouco a pouco, nos seus próximos dias.

Com pequenas atitudes, como organizar o ambiente e remover as distrações, definir tempo para cada atividade e encontrar hábitos que geram energia, seremos mais disciplinados, focados e felizes.

Além disso, é importante entender esse processo como uma conquista de liberdade e autonomia. Quando temos disciplina, dentro de nossos próprios termos e não apenas seguindo ordens de uma pessoa ou instituição, temos o controle para conquistar tudo que nós mesmos definimos como valioso.

Embora Disciplina e Liberdade pareçam estar em lados opostos de um espectro, elas na verdade estão muito conectadas. Liberdade é o que todo mundo quer – poder agir e viver com liberdade. Mas a única maneira de chegar a um lugar de liberdade é através da disciplina.

Jocko Willink, fuzileiro naval, autor e mentor de líderes.

Artigo publicado em:
27/02/2023
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10