foco e concentração

Como desenvolver o foco e a concentração para aumentar sua produtividade

Desenvolver foco e concentração é essencial para ter bons resultados em qualquer área da sua vida, seja no trabalho, nos estudos, e até nos relacionamentos.

Prazos atrasados, falta de concentração, mente vagando e improdutividade. Todos nós já passamos por isso, principalmente, quando estamos expostos a vários estímulos.

Quantas vezes nos deparamos como um prazo urgente, e nossa mente está vagando, e sem conseguir concentrar-se em terminar o trabalho? Mesmo com dedicação, não conseguimos focar no que está na nossa frente.

Isso gera a sensação de que precisamos fazer um esforço surreal para concluir um trabalho, e causando ainda mais cansaço.

Nesse sentido, desenvolver foco e concentração é essencial para ter bons resultados em qualquer área da sua vida, seja no trabalho, nos estudos, e até nos relacionamentos.

Essas habilidades nos ajudam a concluir as tarefas com mais facilidade e precisão, e há várias estratégias e técnicas que podem nos ajudar nesse processo, para assim, evitar o estresse de lidar com prazos atrasados e improdutividade.

O que é foco e concentração?

Enquanto o foco apresenta várias definições, mas elas apontam para algo em comum: o ponto central da atenção. Ele é como a luz que nossa consciência emite sobre determinado estímulo.

A concentração, por sua vez, é a capacidade de direcionar e manter o foco mental em uma determinada atividade, tarefa e/ou objetivo por um tempo definido. Trata-se de uma habilidade que envolve dedicar atenção e energia mental a uma única coisa, eliminado estímulos e mantendo-se focado naquilo que está sendo feito.

Em suma, estar concentrado é fazer apenas uma atividade por vez.

Ela é essencial para diversas áreas da nossa vida, desde estudar e trabalhar até praticar atividades físicas. Quando estamos concentrados, somos capazes de absorver informações de forma mais efetiva e precisa, ou dedicar mais esforço ao músculo que está sendo trabalhado, por exemplo.

No entanto, mantê-la pode ser desafiador em um mundo repleto de distrações e estímulos. Estamos imersos em uma realidade cheia de dispositivos eletrônicos, notificações constantes, preocupações e pensamentos dispersos, tornando essa prática um desafio.

Felizmente a concentração é uma habilidade treinável, mas é essencial desenvolver estratégias e técnicas que possam nos ajudar a cultivar a concentração e o foco, como criar metas claras e evitar diversos estímulos ao mesmo tempo.

Fatores que afetam a concentração

No livro “Sociedade do cansaço” o autor Byung-Chul Han aponta como a nossa sociedade está fragmentando a nossa atenção, foco e concentração através de muitas informações, estímulos e impulsos. 

Para o autor, a forma como estamos usando o mundo virtual está afetando a nossa capacidade de fazer e mantermos fazendo apenas uma coisa. Isso acontece porque existe a demanda de sermos multitarefas e pular de um estímulo para outro sem ter um tempo para focar em apenas um. 

Com isso estaremos perdendo a capacidade de repousar em uma atividade, as consequências, é ter uma mente vagante e sem foco para as tarefas do dia a dia. O autor vai além, ao afirmar que estamos correndo o risco de não conseguir fazer um trabalho que demande mais dedicação.

Outros elementos que impactam nesse campo incluem:

Distrações em geral

Como sabemos, a concetração é sinónimo de fazer uma única atividade em um determinado tempo, sendo assim, estar concentrado é também a capacidade de ignorar estímulos que não importam para o momento.

Isso torna-se uma missão difícil, pois somos bombardeados por diversos estímulos a todo o momento. Dessa forma, acabamos perdendo a nossa capacidade de focar em apenas uma coisa, nossa atenção vai de uma a outra distração em segundos. 

Dormir mal

Dentro da Hipnose Transformacional, trabalhamos com a concepção de três elementos que compõem nossa psicologia: a mente, racional, emocional e a biológica. Todas elas influenciam para o bom funcionamento do nosso organismo, e quando uma está em desequilíbrio afeta o nosso corpo e desempenho.

Nesse sentido, a mente biológica necessita ter uma rotina de sono suficiente para funcionar corretamente. Quando isso não ocorre, há alterações no sistema de alerta de risco, raciocínio lógico lento e a capacidade de concentrar é reduzida.

Já passou mais de 24h sem dormir? Se sim, você já deve ter observado como todos os nossos processos cognitivos são afetados.

No entanto, esse efeito ocorre mesmo quando a nossa rotina de sono está apenas um pouco abaixo das necessidades, e ele é cumulativo. Se você dorme 30 minutos a menos do que precisa em um dia, pode ficar tudo bem; mas em uma semana, o foco certamente começa a diminuir, e os sintomas só aumentam com o tempo.

Sedentarismo

Seguindo a mesma lógica, não ter o hábito de fazer atividades físicas pode estar afetando o funcionamento da sua concentração. Durante o exercício físico, acontece um aumento no fluxo sanguíneo para as áreas cerebrais, o que causa um melhoramento da oxigenação e a entrada de nutrientes nas células, e por consequência, há um aumento da atividade cerebral.

Alimentação pobre

Dormir bem, praticar atividades físicas e manter uma alimentação rica em nutrientes são o pilar para o bom funcionamento do organismo. Quando não temos hábitos alimentares positivos, nosso cérebro ficará sem recurso energético para efetuar os seus processos cognitivos, sendo assim,  começaremos a sentir perda de memória, fadiga e falta de concentração.

Mas, afinal, como desenvolver o foco e a concentração?

Como vimos, foco e concentração são essenciais para a execução de qualquer tarefa, atividade ou objetivo. Sem eles, ficamos imersos em uma atenção flutuante sem conseguir fazer nada, vagando entre estímulos e distrações. Por isso, separamos algumas dicas práticas para ajudá-lo no processo de cultivar o foco e a concentração:

Elimine as distrações

Não há novidade aqui, é preciso eliminar as distrações. Sem isso, estaremos presos na roda dos ratos, correndo e correndo, mas sem sair do lugar.

Você já percebeu como é difícil terminar uma tarefa quando o celular está do seu lado, certo? Isso nos dá uma simples e prática lição: é preciso tirar as distrações de perto ao fazer algo. 

No entanto, para isso é preciso conhecer as suas distrações favoritas e tirá-las de perto e deixá-las o mais longe possível. 

Pare de reagir

Mais uma dica prática, pare de reagir.

Como vimos, concentração é estar focado em uma única coisa, e para isso, será necessário ignorar o que não é importante para completar o que está sendo feito. Se alguém diz seu nome, o título de uma notícia chama sua atenção ou a tela do celular acende, você não precisa parar o que está fazendo.

Nós seres humanos temos a capacidade de ter autocontrole, e de não reagir a todos os estímulos. Por isso é importante compreender quando reagir, ou ignorar um estímulo. Isso vai trazer benefícios não apenas para treinar a nossa concentração, mas para todas as áreas da vida. 

Uma ótima forma de fazer isso é: meditação. Ela vai nos favorecer a desenvolver a atenção plena e a ter mais autocontrole. Além disso, traz vantagens para quem sofre de ansiedade, pois consegue acalmar a agitação mental. 

Faça uma tarefa por vez

Ao contrário do que se afirma, realizar várias tarefas simultaneamente não traz vantagens. Na verdade, isso resulta em um resultado medíocre e inferior ao que poderíamos ter alcançado.

Por quê? Ao realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo, dividimos nossa atenção entre elas, o que nos leva a gastar mais energia e dedicar menos foco ao que está sendo concluído.

Faça breves pausas

Nossa capacidade de concentração não consegue se manter plenamente focada em uma única coisa por muito tempo. Segundo os cientistas, isso é um resquício de nossos antepassados, quando era necessário ter uma atenção mais flutuante para caçar e evitar ser morto.

Por isso, é importante considerar pequenas pausas para descansar e restabelecer nossa capacidade de atenção. Sem as pausas, com o passar do tempo, agimos de forma automática e perdemos a habilidade de prestar atenção aos detalhes do trabalho.

Organize o seu ambiente

Com o objetivo de eliminar distrações e estímulos diversos, é necessário organizar o ambiente em que iremos trabalhar. O mais importante é criar um ambiente confortável e agradável, com poucas informações.

Além disso, em alguns casos, pode ser bastante significativo mudar de ambiente de tempos em tempos. Novos locais trazem novos resultados e talvez você não consiga se concentrar adequadamente devido ao ambiente em que está inserido.

Defina prioridades

Sempre teremos várias coisas para fazer, por isso é preciso organizar e definir prioridades. Como sabemos, para nos concentrarmos é necessário realizar uma coisa de cada vez. Para que isso aconteça, é essencial ter uma organização do que precisa ser realizado.

Além disso, é importante definir o que é prioritário e o que não é. Por exemplo, escolher entre mexer no celular ou concluir um trabalho atrasado de duas semanas. Com organização e concentração, podemos facilitar nossa vida e ter mais tempo para descansar e passar com a família.

Por fim, cuide do corpo

Como vimos, para um bom funcionamento, o corpo requer um equilíbrio entre o emocional, o racional e o biológico. Sem isso, o organismo não terá energia e força suficientes para realizar seus processos vitais, o que pode causar mal-estar e atrapalhar a concentração.

Conclusão

Foco e concentração são habilidades essenciais em todas as áreas da vida. Sem elas, não conseguimos prestar atenção, desenvolver um trabalho com qualidade ou estudar. Portanto, é necessário buscar maneiras de cultivar essas habilidades no dia a dia.

Confira também:
Disciplina: Ações concretas para guiar sua própria vida
Gestão de metas pessoais: Assuma o controle da sua vida!
Alta Performance: O caminho para o sucesso profissional
Artigo publicado em:
30/05/2023
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10