Pense na coisa mais valiosa que você tem na vida. Seria o seu carro, sua casa, sua família? Sem dúvidas, essas coisas são essenciais para a sua vida, mas não há como aproveitar nada disso sem tempo.
O tempo é a coisa mais valiosa que alguém possui, e ele não é dinheiro - é muito mais. Imagine que o homem mais rico do mundo está em estado terminal, quanto você acha que ele pagaria para ter mais um dia? Esse exemplo nos ajuda a perceber que nem todo dinheiro do mundo é capaz de comprar algumas horas.
Gerenciamento de tempo é a ferramenta para cuidar melhor desse recurso e fazer ele crescer. Pense bem: todo mundo tem as mesmas vinte e quatro horas por dia, mas algumas pessoas conseguem fazer a vida avançar, dando atenção com qualidade à família, ao trabalho e aos objetivos pessoais. Elas fazem o tempo se expandir, por entender a forma certa de usá-lo!
O gerenciamento de tempo consiste em estratégias e ferramentas para cuidar melhor desse recurso, objetivando cumprir atividades e projetos dentro dos prazos estabelecidos, com os resultados esperados.
Ele não é usado apenas no trabalho, pois seus conceitos e técnicas podem, e devem, ser aplicados no dia a dia. Assim poderemos ter mais tempo para usar com nossos familiares, amigos e conosco.
Em primeiro lugar, precisamos compreender que um bom gerenciamento de tempo não significa passar o dia todo correndo de um lado para outro, mas sim que vamos planejar como realizar cada atividade com menos tempo e mais precisão. Dessa forma, vamos aumentar nosso rendimento e ter mais tempo para gastar com outras atividades, ou até para descansar.
Apenas isso, já nos ajuda a entender que ao usarmos o gerenciamento de tempo, vamos evitar arrependimentos por não fazer o que gostaríamos e o estresse de viver correndo. A gestão de tempo, de modo mais específico, também é uma maneira de planejar como fazer uma atividade específica da melhor forma, em menos tempo.
O gerenciamento de tempo traz maior rendimento, bem-estar e tempo livre para usar em atividades prazerosas.
O motivo mais comum para usar essas técnicas é, sem dúvida, melhorar a performance no trabalho. Se você não está sabendo lidar com prazos cada vez mais curtos e uma demanda de produtividade, o gerenciamento de tempo será uma resposta importante. Há uma grande chance que, sem uma gestão de tempo de qualidade, você se perca entre as várias funções, e não cumpra nenhuma direito.
Gerenciar o tempo também permite evitar o estresse. Se você já passou pela situação de não dar conta das demandas do trabalho, ou ter que lidar com prazos curtos, deve estar ciente do estresse que isso causa. O problema pode acarretar em procrastinação, ou até em transtornos mentais, como a síndrome de burnout.
Se você tem um bem-estar no trabalho e no dia a dia, consegue realizar as suas demandas e apresentar bons rendimentos, também terá uma boa reputação, avançando na carreira.
Para além do trabalho, o gerenciamento de tempo também permite se dedicar mais aos relacionamentos, cuidar da saúde e praticar os seus hobbies, sabendo onde cada coisa se encaixa na sua vida e nas horas do seu dia. Em poucas palavras, só temos a ganhar quando usamos uma gestão de tempo transformacional.
A palavra-chave no gerenciamento de tempo é ter um bom planejamento, pois a partir dele podemos otimizar o tempo e evitar atividades que não agregam valor para o resultado final, evitando um desperdício de energia - e do próprio tempo.
Para ter um bom planejamento, é essencial que as atividades tenham datas e horários para a sua realização. Isso vai nos ajudar a não esquecermos de nada, e a controlar a quantidade de tempo em cada atividade.
Outro aspecto é planejar como será o seu dia. Caso tenha muitas atividades, podemos optar por esse planejamento, mas é essencial pensar em uma visão holística das tarefas, distribuindo elas entre semanas ou meses, pois assim evitaremos sobrecarga e desordem.
Você pode usar um cronograma de papel e canela, ou sites e aplicativos para smartphone, como o Trello, uma ferramenta popular que permite gerenciar o tempo tanto para um dia quanto para espaços mais longos.
Antes de fazer um cronograma, ou usar uma agenda, precisamos definir quais são as nossas prioridades. Lembre-se, gerenciamento de tempo é otimizar para ter mais. Sendo assim, não vamos passar 3h em uma atividade frívola que não contribui para os resultados esperados.
Uma ferramenta simples e muito conhecida para isso é o Princípio de Pareto, segundo o qual cerca de 20% do esforço que você faz no trabalho é responsável por 80% do seu resultado. Descobrir quais são esses 20% e fazê-los com eficiência pode reduzir o tempo que você dedica ao trabalho, enquanto aumenta o seu desempenho!
Muitas pessoas já sabem onde podem cortar o gasto de tempo, mas continuam se dedicando a essas tarefas por um só motivo: elas não sabem dizer não. Sempre que um projeto surge, ou alguém pede um favor, elas dizem sim - e depois não conseguem entregar os resultados prometidos.
Isso prejudica as atividades que mais lhe importam, e também prejudica as pessoas que estavam contando com o seu trabalho. É melhor dizer não, e deixar que ela encontre alguém com as condições para fazer a tarefa, do que dizer sim e formar um compromisso que não vai cumprir.
O gerenciamento do tempo não serve para criar um “banco de horas” com o qual nunca fará nada que realmente lhe agrade. Aproveite para assistir um filme ou jantar com a pessoa amada, invista em seus hobbies, faça uma viagem ou aprenda algo novo.
A ideia é ter tempo para cuidar bem da sua vida, e não para ficar horas e mais horas passeando pelo Instagram ou assistindo vídeos no Youtube, até perceber que o dia acabou. Lembre-se: O tempo é nosso recurso mais valioso, então saiba usá-lo da melhor forma possível!
Quer se tornar especialista em gerenciamento de tempo e planejamento? Na plataforma do Movimento Transformacional nós temos um curso completo ministrado pelo Flávio Sanches, que é especialista no assunto.
Ao acessar a plataforma, além do Planejamento Estratégico você terá acesso a mais de 20 cursos nas mais diversas áreas de desenvolvimento pessoal e controle do próprio comportamento, todos por um único valor! Confira agora o que mais o Movimento Transformacional tem para você.