gestão de metas

Gestão de metas pessoais: Assuma o controle da sua vida!

A gestão de metas se dá em três partes - o treinador, planejando as ações, o atleta, executando, e o analista, avaliando os resultados e informando o treinador.

Muito comum dentro das empresas, a gestão de metas é um processo que envolve estabelecer, planejar, monitorar e avaliar os seus objetivos para atingir os resultados desejados. Isso pode ser feito tanto em nível organizacional quanto individual.

Na gestão de metas organizacionais, elas são estabelecidas para a empresa como um todo e são geralmente ligadas ao planejamento estratégico, pensando em como aumentar as vendas ou expandir a presença em um mercado específico. Já na gestão de metas individuais, os objetivos são estabelecidos para funcionários específicos ou equipes, e podem ser relacionados à performance, desenvolvimento de habilidades, etc.

Se você tem uma carreira autônoma, certamente pode se beneficiar desse processo. Ele também é útil para transformar planos de longo prazo, como perder peso, passar numa prova ou construir seu negócio, em ações concretas para realizar no dia a dia e conquistar o sucesso.

A gestão de metas para indivíduos envolve estabelecer objetivos claros e definir ações para alcançá-los. É importante estabelecer metas que sejam desafiadoras, mas ao mesmo tempo alcançáveis, e ter um plano de ação para chegar lá.

É importante também estabelecer prazos para as metas, para manter o foco e a motivação, e avaliar regularmente o progresso. Também é importante estabelecer metas em diferentes áreas da vida, como carreira, saúde, relacionamentos e finanças, para garantir equilíbrio e satisfação completos.

Benefícios da gestão de metas

Além de ser um ótimo método de alinhamento da sua energia em direção a um objetivo, a gestão de metas bem estruturada e responsável por: 

Delimitar prioridades

Estabelecer metas claras ajuda a manter o foco e a priorizar as ações, o que pode aumentar a eficácia e a eficiência dos esforços. Com a gestão de metas, a organização pode começar a definir os seus resultados, o que complementar a eles e o que pode ser dispensado sem prejudicar os lucros. Com um esforço mais direcionado, evitamos o desperdício dos nossos recursos.

Aumento da produtividade

Com a gestão de metas, saberemos como direcionar nossos esforços da melhor forma para realizar as demandas com maior eficiência em menor tempo e esforço - e esse é o sentido da produtividade. É um caminho para evitar erros ou desperdícios, entendendo como cada ação no seu dia cria um resultado, positivo ou negativo, e fazendo os ajustes necessários.

Desenvolver habilidades

A gestão de metas não é apenas uma lista de tarefas, mas um método de análise. Sendo assim, ela nos permite reconhecer quais são os pontos que precisamos desenvolver para chegar até a meta final - as lacunas entre o que sabemos hoje e o objetivo. Acompanhar o progresso das metas pode nos ajudar a identificar pontos fortes e fracos e tomar medidas para melhorar nosso desempenho.

Ajustes rápidos

Trabalhar com pequenas metas nos permite fazer ajustes rápidos. Quando há uma meta bem delimitada, e não estamos conseguindo alcançá-la, será mais fácil perceber o problema e tomar uma ação imediata, ao invés de esperar semanas ou meses até notar e resolver a questão.

Como fazer a gestão de metas? 

A gestão de metas pode ser dividida em três partes, e cada uma delas exige uma certa mentalidade para ser executada. Imagine que há um time inteiro trabalhando na sua mente - o treinador, responsável por planejar e direcionar as ações, o atleta, que executa as ordens, e o analista, que avalia os resultados e informa as próximas decisões do treinador.

1. Planejar

O primeiro momento é o planejamento, etapa crítica para obter o sucesso ao longo da gestão. Sem ele, não há como saber que uma meta é adequada, ou até mesmo possível, e os esforços da organização acabam se dissipando entre tarefas que não contribuem para o seu desempenho.

Não precisamos tomar decisões apressadas, é preciso ter o pé no chão, delimitar e calcular com precisão as metas em direção ao objetivo geral. Nessa fase podemos buscar metodologias que nos ajudem no processo, como por exemplo, a SMART. Ela ajuda a validar nossas ideias, ou fazer as correções necessárias para torná-las mais poderosas.

É de suma importância conferir questões como:

Temos recursos financeiros para isso? Ferramentas e habilidades adequadas? O momento (econômico, por exemplo) é favorável ou desafiador? Como as novas tecnologias podem ajudar? Essas questões não são feitas para desanimar, mas para antecipar os obstáculos e criar soluções - ao invés de esperar que eles se tornem imprevistos e nos surpreendam.

Na prática, dentro do método SMART uma meta com grandes chances de sucesso deve ser:

  • Specific (específico): Clara e direcionada, definindo exatamente o que se deseja alcançar.
  • Measurable (mensurável): Quantificável, posta em números, para que seja possível medir o progresso e determinar se a meta foi alcançada.
  • Achievable (atingível): Possível com base nas habilidades, recursos e condições atuais.
  • Relevant (relevant): Significativa, estando alinhada com os seus objetivos e valores.
  • Time-bound (temporal): Ter um prazo estabelecido, para que seja possível manter o foco e a motivação.

Quando um desses critérios não é cumprido, temos duas opções - ajustar a meta, buscando formas de torná-la mas forte, ou estabelecer uma meta intermediária, que possibilite o cumprimento do que realmente desejamos alcançar. Se você planeja abrir um negócio, mas não tem o dinheiro no momento, por exemplo, então conseguir o dinheiro se torna a sua meta.

2. Executar

É o momento de sair do papel em direção ao mundo concreto, transformando metas em ações. Aqui é valioso pensar em elementos como motivação, engajamento e na criação de um ambiente de trabalho estimulante. Reforce a importância de cada meta para sua vida, com uma visualização ao começar o dia, por exemplo, e lembre o que você pode ganhar por um trabalho de alta performance.

Existem várias estratégias e técnicas que podem ajudar a executar metas no dia a dia:

  • Priorização: Estabeleça prioridades e concentre-se nas tarefas mais importantes primeiro. Isso ajuda a garantir que os esforços sejam direcionados para as áreas mais críticas.
  • Flexibilidade: Seja flexível e esteja preparado para mudar de curso se as circunstâncias mudarem. Isso ajuda a garantir que as metas continuem a ser relevantes e alcançáveis.
  • Disciplina: crie hábitos diários e semanais para alcançar suas metas. Faça uso de ferramentas de gestão de tempo e planejamento para ajudar a se organizar.
  • Revisão: revise suas metas regularmente para garantir que elas ainda são relevantes e alcançáveis. Faça ajustes se necessário e estabeleça novos objetivos se os anteriores forem alcançados.
  • Recompensa: Recompense a si mesmo quando alcançar suas metas. Isso ajuda a mantê-lo motivado e incentivado a continuar trabalhando em direção aos objetivos.

3. Acompanhar

O grande diferencial da gestão de metas é o acompanhamento dos avanços e retrocessos. Sendo assim, monitorar o desempenho é primordial para ter uma gestão de sucesso. Precisamos nos atentar para os resultados, usando métricas precisas e objetivas,  que devem estar definidas desde o planejamento.

A gestão de metas envolve um trabalho ativo de coleta de dados - tudo que você faz precisa ser medido, dessa forma, os dados serão usados para traçar um novo planejamento, aperfeiçoando aos poucos a dinâmica das suas ações.

Existem várias maneiras de monitorar o progresso de uma meta:

  • Registro diário: Mantenha um registro diário das tarefas realizadas e do progresso alcançado pode ajudar a manter o foco e acompanhar o avanço ao longo do tempo.
  • Gráficos de acompanhamento: Crie gráficos ou tabelas para acompanhar o progresso e visualizar os dados e identificar tendências.
  • Revisão de metas: Estabeleça prazos regulares para revisar e avaliar o progresso, e faça ajustes se necessário.
  • Revisão com outras pessoas: Peça feedback regularmente de outras pessoas, como colegas de equipe, mentores ou supervisores, para obter uma perspectiva externa e identificar áreas de melhoria.
  • Utilize um calendário ou aplicativo de gerenciamento de tarefas: Existem várias ferramentas, como aplicativos de gerenciamento de tarefas ou planilhas eletrônicas, que podem ser usadas para acompanhar o progresso e manter registros. Marque as tarefas e prazos associados às metas, e verifique-os regularmente para garantir que está no caminho certo.

Conclusão

Como vimos, a gestão de metas é o caminho para fazer o melhor com os recursos que você possui e garantir que os seus objetivos se tornem resultados. Para isso, é importante ser honesto consigo mesmo ao definir metas, e manter um acompanhamento deve ser frequente. Assim podemos evitar a maior parte das surpresas que se tornariam grandes obstáculos em nosso caminho.

Artigo publicado em:
31/01/2023
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10