nova psicologia

O que é a Nova Psicologia?

A Nova Psicologia não é apenas uma abordagem terapêutica, mas sim um estilo de vida que se estende a todas as esferas da nossa existência.

A Nova Psicologia não é apenas uma abordagem terapêutica, mas sim um estilo de vida que se estende a todas as esferas da nossa existência. Ela é a âncora para aqueles que aspiram a alcançar o melhor de si mesmos, buscando um contínuo crescimento pessoal e evolução.

Enquanto a psicologia como ciência tem uma história relativamente jovem, com sua fundação muitas vezes atribuída a Wilhelm Wundt em 1879, sua trajetória é marcada por incessantes evoluções desde então.

Desde o primeiro curso de psicologia no Brasil, realizado em 1953, até os dias atuais, a ciência tem trilhado um caminho de crescimento e redefinição. Cada avanço, cada nova descoberta, contribuiu para moldar essa abordagem que é a Nova Psicologia, ou Neopsicologia.

É um movimento que não se contentou com as respostas convencionais, mas se aventurou a explorar as profundezas da mente humana em busca de respostas mais abrangentes e transformadoras.

A Nova Psicologia transcende as paredes do consultório e as linhas do diagnóstico, estendendo-se a áreas como carreira, relacionamentos, saúde e autodescoberta. Ela não apenas nos ajuda a entender nossos traumas e desafios emocionais, mas também nos capacita a cultivar uma mentalidade de crescimento, a gerenciar o estresse, a promover a resiliência e a explorar o potencial humano em sua totalidade.

É uma abordagem que enfatiza a importância da responsabilidade pessoal e da autotransformação. A Neopsicologia é uma jornada de autodescoberta e empoderamento. Ela nos desafia a questionar nossas crenças limitantes, a explorar nossos padrões de comportamento e a nos reconectar com nosso eu mais autêntico.

O propósito da Neopsicologia não é excluir as abordagens como a Psicanálise, a Terapia Cognitivo Comportamental ou a Psicologia Social, mas sim reunir o que há de mais valioso em cada uma. Ao invés de usá-las como lentes que limitam nossa perspectiva, a Neopsicologia as abraça como fontes ricas de aprendizado, capazes de se complementar e contribuir para um objetivo comum: oferecer auxílio a cada ser humano que cruzar o nosso caminho.

A essência da Neopsicologia é dinâmica e fluida, em constante adaptação. Queremos ser mais que um conjunto rígido de verdades absolutas, compreendendo que tanto os seres humanos quanto a própria abordagem estão em constante evolução. Assim como uma pessoa cresce e evolui ao longo do tempo, a Neopsicologia busca crescer com as lições aprendidas na prática, e você também é convidado a fazer parte desse aperfeiçoamento.

Para quem é a Neopsicologia?

A Nova Psicologia é para todos aqueles que buscam uma compreensão profunda da mente humana e um caminho para a evolução pessoal e profissional. Ela oferece um convite a todas as mentes curiosas, corações ansiosos por crescimento e àqueles que estão prontos para explorar os limites do potencial humano.

mãos de adulto e criança segurando rosto sorridente em recorte de papel cerebral, hormônios felizes, produtos químicos cerebrais, conceito positivo de saúde mental - psychology - fotografias e filmes do acervo

Profissionais de saúde

Se você é um profissional de saúde, a Neopsicologia é uma aliada essencial. Ela oferece uma compreensão abrangente das práticas clínicas e sua aplicação no mundo real vivido pelos seus clientes.

Não apenas é benéfica para os profissionais da saúde mental, mas também para aqueles que reconhecem a interconexão entre corpo e mente. Seja você um médico, fisioterapeuta ou nutricionista, os princípios da Neopsicologia podem enriquecer sua prática, permitindo uma abordagem mais humana e eficaz.

Profissionais em busca de alta performance

Se você busca crescer profissionalmente e alcançar um novo nível de excelência, a Neopsicologia oferece ferramentas para o desenvolvimento interno. Ela reconhece que o desempenho excepcional é construído sobre uma base sólida de autoconhecimento e autodesenvolvimento, permitindo que você alcance todo o seu potencial.

Líderes de equipes

Para os líderes que desejam criar equipes vibrantes e produtivas, a Neopsicologia oferece uma abordagem única. Ela auxilia a liderança a levar cada membro até sua melhor versão, inspirando e motivando as pessoas de maneiras mais significativas, para que elas possa contribuir profundamente com os objetivos do grupo.

Estudantes e curiosos sobre a mente humana

Se você é um estudante, pesquisador ou simplesmente alguém curioso sobre a mente humana, a Neopsicologia é um portal de conhecimento e descoberta. Ela oferece insights profundos sobre como a mente e o cérebro funcionam, explorando os mistérios e a complexidade da experiência humana.

Pessoas em busca de transformação pessoal

Para aqueles que buscam uma transformação pessoal duradoura, a Neopsicologia é uma bússola confiável. Ela é destinada a pessoas que entendem que a mudança interna não vem de uma pílula mágica, mas sim de um processo que envolve crescimento e amadurecimento contínuo.

Princípios da Neopsicologia

Estes são alguns pontos centrais que guiam a visão da Neopsicologia.

Quem está pronto já morreu

Em constante evolução, reconhecemos que a busca pelo aprendizado é um sinal de vida. Aqueles que se consideram "prontos" quase sempre tem pouca perspectiva de vida e param no tempo, enquanto aqueles que continuam a aprender e buscar objetivos, seja com 50 ou 80 anos, permanecem cheios de vida.

Autoconhecimento como estilo de vida

Todos os dias posso aprender e mudar algo sobre mim mesmo. O autoconhecimento se torna nosso guia interno, direcionando nossos passos rumo a grandes objetivos nas diferentes áreas da vida.

A realidade é construída através da comunicação

As palavras que usamos e as emoções que expressamos estão intrinsecamente ligadas à nossa realidade. A maneira como nos comunicamos determina nossos comportamentos, que por sua vez moldam nossas experiências. Mudar nossa comunicação é o alicerce para transformar emoções e, consequentemente, construir uma nova realidade.

Essa comunicação acontece em diversos níveis

Nossa comunicação vai além das palavras. Ela se desenrola nos pensamentos que nutrimos, nos estímulos do ambiente, nos gestos e na fisiologia do nosso corpo.

Pensamentos: A maneira como pensamos sobre nós mesmos, os outros e o mundo ao nosso redor cria um filtro através do qual percebemos a vida. A Nova Psicologia nos ensina a observar e direcionar nossos pensamentos de maneira consciente, reconhecendo seu papel central na formação da nossa experiência.

Palavras: Nossas palavras podem construir pontes ou criar barreiras, e têm o potencial de influenciar profundamente nossas interações e relacionamentos. A Nova Psicologia nos incentiva a sermos conscientes das palavras que escolhemos, reconhecendo que elas não apenas refletem nossa realidade, mas também a moldam para nós e para os outros.

Estímulos do ambiente: As cores, sons, cheiros e texturas que nos cercam influenciam nossas emoções e estados de espírito. A Nova Psicologia nos convida a sermos conscientes de como o ambiente impacta nossos sentimentos e comportamentos, permitindo-nos criar espaços que nos apoiam emocionalmente e nos energizam.

Fisiologia: A Nova Psicologia compreende que a fisiologia também está diretamente ligada à nossa experiência psicológica. Ao adotar posturas corporais de confiança e praticar a consciência da respiração, podemos influenciar nossa mente e emoções, criando um equilíbrio entre corpo e mente.

Equilíbrio entre pensamentos e comportamentos

Pensar positivo é sempre útil, mas o pensamento sem ação não constrói resultados. Ele depende das ações para causar uma mudança real no mundo. Pensamentos são a semente, e ação é a água que os faz crescer. A comunicação é a ponte que conecta esses dois mundos, traduzindo pensamentos em ações e movendo-nos em direção aos nossos objetivos.

Pense em alguém que gostaria muito de evoluir na carreira, ter um relacionamento mais tranquilo ou perder peso, por exemplo, e pensa nisso todos os dias, mas não está agindo da maneira necessária. Faltam comportamentos adequados, que podem ser desenvolvidos através da Neopsicologia.

O ser humano por inteiro

Na busca por compreender e ajudar, vamos além dos rótulos. Enxergamos a pessoa como um ser complexo, não reduzindo alguém a um diagnóstico. Ao invés de prescrever soluções prontas, exploramos as experiências, os relacionamentos e a jornada de cada indivíduo, abrindo espaço para uma compreensão profunda e autêntica.

Se alguém diz que está sofrendo de ansiedade, insônia ou depressão, ao invés de falar apenas “tome o medicamento x” podemos olhar e perguntar:

O que está acontecendo na vida dessa pessoa, quais comportamentos ou pensamentos ela usa para saber que tem depressão, como é a sua relação com seus pais ou como é a sua relação com a sua esposa com seu marido com seus filhos, como é o seu trabalho hoje?

ilustrações, clipart, desenhos animados e ícones de arte conceitual, cabeça de quebra-cabeça, saúde mental, mente cerebral, alma e arte conceitual de psicologia, ilustração de pintura surreal - psychology

Referências da Nova Psicologia

A Neopsicologia é uma abordagem rica e múltipla, influenciada por diversas disciplinas e linhas de pensamento . Para entender plenamente essa abordagem transformadora, é essencial considerar suas raízes e as contribuições de várias abordagens tradicionais.

Terapia Cognitivo Comportamental:

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) fornece ferramentas práticas para identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos indesejados. Na Neopsicologia, a TCC oferece um método valioso para direcionar nossa comunicação interna, ajudando a transformar pensamentos negativos em raciocínios positivos e construtivos.

Psicanálise

A Psicanálise, pioneira no entendimento da mente inconsciente, contribui para a Neopsicologia ao inspirar a exploração profunda das raízes de nossos pensamentos e emoções. A introspecção e autoconhecimento promovidos pela psicanálise ajudam a formar a base para uma abordagem holística à saúde mental.

Gestalt Terapia

A Gestalt Terapia, que enfatiza a integração das partes da experiência humana, contribui para a Neopsicologia incentivando a compreensão da totalidade de quem somos. Ela destaca a importância de viver plenamente no presente e explorar a interação entre pensamentos, emoções e comportamentos.

Logoterapia

A Logoterapia, centrada na busca de sentido e propósito, complementa a Neopsicologia ao oferecer uma perspectiva profunda sobre a importância de encontrar significado em nossas vidas. Ao integrar a busca pelo propósito com os princípios da Neopsicologia, podemos criar uma abordagem de transformação pessoal e crescimento contínuo.

Filosofia

A Filosofia enriquece a Neopsicologia fornecendo bases éticas e morais para nossas práticas e ações. Ela nos convida a explorar questões fundamentais sobre a natureza da existência, a busca pela verdade e o significado da vida, oferecendo orientação para uma abordagem mais profunda e holística.

Neurociência

A Neurociência oferece insights fundamentais sobre a interconexão entre a mente e o corpo. Ao compreender os processos neurais paralelos às nossas emoções e comportamentos, a Neopsicologia incorpora o conhecimento científico para desenvolver estratégias eficazes de autoconhecimento e transformação.

Hipnoterapia

A Hipnoterapia, que explora o poder da conexão entre consciente e subconsciente, encontra um lugar na Neopsicologia ao permitir o desbloqueio de padrões limitantes e a promoção de mudanças profundas na forma como nos comunicamos internamente.

Várias outras abordagens

A Neopsicologia acolhe e integra várias outras abordagens terapêuticas, filosóficas e científicas, reconhecendo que cada uma delas contribui para uma compreensão mais completa do ser humano. Ao abraçar uma abordagem aberta e inclusiva, a Neopsicologia abrange o ser humano em sua totalidade, unindo a parte biológica, emocional e comportamental.

Junte-se aos próximos passos da Nova Psicologia

A Neopsicologia não é apenas uma abordagem terapêutica, mas um chamado para uma transformação profunda e contínua em todas as áreas da vida. Se você é um profissional de saúde, um líder, um estudante curioso ou alguém em busca de transformação pessoal, queremos apresentar mais ferramentas poderosas para alcançar os seus objetivos.

Mais do que isso, estamos construindo uma comunidade vibrante com pessoas que compartilham o desejo de transformar para melhor as suas vidas e o mundo. Se você está pronto para embarcar nessa jornada de autoconhecimento, crescimento e contribuição, esperamos de braços abertos.

Você pode acompanhar e contribuir com o treinamento inaugural em Neopsicologia, entre os dias 28 e 31 de agosto, para aprender com especialistas, se conectar a milhares de parceiras e praticar as técnicas que estão revolucionando os resultados da psicologia.

Durante esses quatro dias, você terá a chance de explorar ainda mais os princípios da Neopsicologia, entender como aplicá-los em sua vida pessoal e profissional, e fazer parte de uma comunidade apaixonada por crescimento e transformação.

Garanta agora mesmo seu lugar no treinamento inaugural em Neopsicologia

Artigo publicado em:
23/08/2023
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10