perfil comportamental

Perfil comportamental: O que é, e como identificar o seu!

Embora cada indivíduo possua sua própria subjetividade, é possível encontrar padrões em comum nos nossos comportamentos - e é isso que chamamos de perfil comportamental.

Compreender o comportamento humano tem sido alvo de diversos estudos ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito à psicologia comportamental. Ambiente familiar, convívio social, sentimentos, percepção de mundo e muito mais, são influências internas e externas que moldam o comportamento dos indivíduos.

O resultado desse conjunto de influxos dão origem ao que nomeamos de perfil comportamental humano, que guiará nossas ações, relações e atividades em todo decorrer da  vida.  

Embora cada indivíduo possua sua própria subjetividade, construída por meio de aprendizados e culturas diversas, é possível encontrar padrões em comum nos nossos comportamentos - e é isso que chamamos de perfis comportamentais.

Entender essas semelhanças nos ajuda a compreender como nos comportamos e nos identificamos com outras pessoas, orientando também os processos de mudança pessoal. Em outras palavras, ao nos conhecer podemos nos transformar!

O que é perfil comportamental?

“Perfil”, de acordo com o dicionário, é entendido como conjunto de características ou traços de uma pessoa. Já o “comportamento”, está na relação do indivíduo com o ambiente, baseado na Tríplice Contingência - a combinação entre contexto, resposta e consequência

As respostas que um indivíduo irá ter em alguma situação estão diretamente relacionadas ao estímulo que antecede esse comportamento, e ao contexto onde esse estímulo ocorre.

Cada pessoa passa toda sua vida construindo os próprios padrões de comportamento. Esse desenvolvimento sofre influência do ambiente, das pessoas que nos cercam e da própria subjetividade do indivíduo. O desenvolvimento não é determinístico, ou seja, as pessoas não são governadas pelo que acontece, afinal indivíduos reagem de formas diferentes à mesma situação.

Esse processo de construção do sujeito terá como consequência a maneira como reagimos nos mais diversos espaços. Tendo em vista que somos seres sociais, saber lidar com esses diversos tipos de comportamentos e entender a função deles irá proporcionar uma interação mais proveitosa e saudável com o meio onde vivemos.

Dessa forma, o perfil comportamental pode ser compreendido como o conjunto de ações que os indivíduos exercem a partir de determinados estímulos. Por meio desse perfil, podemos mapear as tendências dos comportamentos das pessoas, tendo a clareza do porque elas adotam determinadas respostas em determinadas situações.  

Essas características pessoais ajudam a prever futuras respostas a partir de cada situação, dando clareza de como cada pessoa irá lidar com determinado estímulo. Se alguém é mais irritado, ou mais tranquilo, por exemplo, podemos antecipar a maneira como essa pessoa enfrentará uma adversidade.

Origem dos estudos sobre perfil comportamental

Os primeiros estudos sobre perfil comportamental tem início na Grécia antiga, com a tentativa de compreender porque cada pessoa era diferente da outra, classificando e diferenciando as pessoas, e buscando entender as causas dessa diferença.

Naquela época, a preocupação com os diferentes comportamentos estava mais direcionada às pessoas que saiam da curva do que era visto como normal, seja por terem problemas mentais ou pelo desejo de agir pelas próprias ideias, e não pela maioria.

Inicialmente, os quatros elementos da natureza  - água, fogo, ar e terra - eram referência para analisar os tipos de comportamento. Uma pessoa extrovertida e energética, por exemplo, era comparada ao fogo, e diferenciava-se de uma personalidade introvertida, serena, que era vista com os atributos da água.

Tempo depois, o pai da medicina, Hipócrates, avançou as teorias comportamentais começando a associar o comportamento humano não só com elementos da natureza, mas também com os fluidos corporais: sangue, bile negra, bile amarela e fleuma.

Cada fluido passou a ser associado com um traço de personalidade - pessoas depressivas estariam associadas a bile negra, por exemplo, e pessoas alegres ao sangue. Desse modo, cada associação a um fluido traria consigo um comportamento diferente.

Anos após, Galeno, médico romano, aperfeiçoou os conceitos de Hipócrates, atribuindo terminologias diferentes e utilizadas até hoje. Eram elas: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico.

No século passado, Carl Gustav Jung adota o aspecto quadriforme do comportamento. Partindo inicialmente dos dois grandes grupos: os introvertidos e os extrovertidos, ele fez uma divisão entre produtor, intuitivo, analítico e sensitivo. Esse pode ser considerado o primeiro momento no qual a psicologia moderna teve uma base para identificar os perfis comportamentais.

Também foi nessa época que o psicólogo americano William Marston desenvolveu a Análise de Perfil DISC, que serviu de base para várias metodologias e ferramentas utilizadas até hoje na compreensão dos perfis comportamentais.

4 tipos de perfil DISC

Os 4 tipos de perfil comportamental, segundo o modelo DISC, são o comunicador, o executor, o analista e o planejador.

O método DISC é uma avaliação comportamental objetiva, ou seja, é feita em forma de questionários de múltipla escolha. A análise acontece a partir das respostas escolhidas dentre as opções ofertadas.

1 - Influente

O forte do perfil comportamental influente é a interação com outras pessoas. A base do seu relacionamento é composta por boa comunicação, de forma otimista e positiva, que harmoniza e une grupos. É um perfil muito entusiasta, capaz de tornar os meios que frequenta colaborativos, com uma comunicação espontânea e fácil.

2 - Dominante

Esse perfil acompanha pessoas com bastante foco, que fazem de tudo para dar certo, não importa as adversidades que irá encontrar no caminho – na verdade, se tem algo que estimula ainda mais um dominante, são os obstáculos.

O perfil dominante pode ser um ótimo líder, caso encontre a equipe certa, mas nem sempre produz um relacionamento tão positivo quanto outros tipos de perfil comportamental.

3 - Estável (Stability)

Perfil comportamental voltado para uma execução bastante metódica organizada, a partir de planejamento, procedimentos e regras bem definidas, o analista é bastante centrado em ações presentes, porém, sempre se guiando pelas projeções do futuro e considerando os feitos (erros e acertos) passados.

Cria ambientes seguros, onde as pessoas se sentem confortáveis para dar o melhor sabendo que encontrarão a recompensa merecida.

4 - Cauteloso

Pode-se dizer que dentre todos os tipos de perfil comportamental, o cauteloso é o que mais se preocupa com o futuro. Antes de dar qualquer passo, ele visualiza e define todo o caminho que irá trilhar, movendo-se de forma lenta, mas quase sempre assertiva. É alguém que traça altos padrões, e preza pela excelência no que faz.

Mais testes de perfil comportamental

Big Five

A metodologia Big Five é uma das alternativas  mais completas que você irá encontrar, pois trata-se de uma análise com cinco pontos fundamentais nos ambientes de grupo, como o trabalho, por exemplo. Os cincos pontos fundamentais são: 

Abertura

A pessoa fica confortável e age de forma criativa em situações desafiadoras e imprevisíveis, ou suas habilidades prevalecem num ambiente estável?

Extroversão

É uma pessoa que ganha energia ao interagir com outras e expressar suas ideias, ou fazer isso parece cansativo?

Cuidado

Se organiza e presta atenção nos detalhes, ou está sempre esquecendo as coisas e correndo para não perder prazos?

Agradabilidade

Procura falar de modo amigável e manter o clima alegre, ou foca mais nos aspectos racionais da situação?

Resiliência

Fica nervosa quando algo foge do controle, ou está sempre confiante na própria capacidade?

STAR

A testagem STAR é realizada por meio de entrevista, cujo principal objetivo é avaliar as mais diversas reações em uma situação real. Com essa ferramenta, é possível prever e ter ótimos insights sobre o comportamento.

A sigla vem de  Situação, Tarefa, Ação e Resultado, onde:

  • Na Situação, o indivíduo fala sobre o contexto em que realizou a ação;
  • Na Tarefa, fala sobre qual foi sua responsabilidade nessa situação; 
  • Na Ação, comenta sobre o que de fato realizou para executar a tarefa;
  • No Resultado, o que obteve e o que aprendeu no fim das contas.

Esse método não define um perfil comportamental, no sentido mais estrito da palavra, mas nos ajuda a compreender como a pessoa pensa sobre si mesma, quais situações considera marcantes e como age num certo contexto.

Mindset de crescimento

O mindset de crescimento e o mindset fixo operam de forma antagônica. O primeiro é visto em pessoas que focam no desenvolvimento e na evolução, enquanto o outro é comum em quem vê o mundo de forma estática - inteligentes e burros, fortes e fracos, ricos e pobres.

Para saber em qual lado alguém está, são consideradas crenças limitantes e construtivas, a visão de mundo e o modo de agir em situações desafiadoras. O mindset de crescimento pode ser considerado mais vantajoso, pois nos leva a encarar a vida como uma jornada e entender que podemos ter, amanhã ou em alguns anos, as habilidades e resultados que nos faltam hoje.

Conclusão

Nossas relações, ambientes e contextos estão diretamente ligados a forma como iremos nos comportar. Essa construção dá origem aos perfis comportamentais, e entendê-los nos trará não só a clareza sobre como estamos agindo, como também a capacidade para mudar.

Dentro das relações, entender os nossos perfis junto aos dos demais, percebendo como eles interagem, nos ajuda a ter uma convivência mais saudável e compreensiva com os integrantes de qualquer grupo.

Quer se tornar especialista na análise de perfil comportamental? A nossa plataforma tem um curso inteiro sobre esse assunto, e os assinantes do Movimento Transformacional podem acessá-lo sem pagar nada a mais por isso. Conheça o Movimento Transformacional, e descubra essa e muitas outras formações para transformar a sua vida!

Artigo publicado em:
31/10/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10