rotina saudavel

A importância de ter uma rotina saudável e como construí-la

Saiba como construir uma rotina saudável que funcione para você.

Ter uma rotina saudável é extremamente importante para o nosso bem-estar físico, mental e emocional. Uma rotina saudável consiste em ter hábitos positivos que possam fazer com que as nossas 24h sejam mais produtivas, o nível de estresse diminua, que haja tempo para fazer cada obrigação, e que consigamos ser mais produtivos no trabalho e em casa.

Além disso, uma rotina saudável inclui ter tempo para descansar, trabalhar e movimentar o corpo. Assim, iremos conseguir equilibrar trabalho, lazer e saúde em 24h. Uma missão que pode parecer quase impossível para muitas pessoas, mas calma, não é!

Se você ficou interessado, ou não está conseguindo balancear as suas obrigações em 24h, saiba como construir uma rotina saudável que funcione para você.

Como adotar uma rotina saudável?

Antes de tudo, precisamos compreender que adotar uma rotina saudável consiste em desenvolver um modo de vida adaptado para as suas necessidades. Sendo assim, é preciso ter uma postura consciente em relação à sua alimentação, tempo para o trabalho, lazer e descanso.

É mais importante desenvolver hábitos que aperfeiçoem o tempo. No entanto, como elaborar hábitos positivos que possam nos ajudar a completar todas as nossas obrigações?

A seguir, apresento algumas estratégias que ajudam neste processo de criação de novos hábitos. O processo de aprimoramento de um hábito vai demandar disciplina e paciência. Para ajudá-lo, algumas dicas:

  1. Defina o hábito que deseja desenvolver;
  2. Comece pequeno, um passo de cada vez;
  3. Seja consistente;
  4. Celebre os pequenos avanços;
  5. Aprenda com os seus erros.

Uma técnica que podemos usar neste processo é a Inevitabilidade e conquista. Dentro da psicoterapia transformacional existe uma técnica conhecida como “Inevitabilidade e conquista" baseada na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). Essa técnica consiste em uma maneira de transformar hábitos indesejados, ou desenvolver novos. Ela também serve para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos e metas.

Dicas para desenvolver uma rotina mais saudável

Quando pensamos em rotina, a primeira coisa que vem à mente é fazer as mesmas coisas todos os dias. Isso pode nos parecer ruim, chato e entediante, afinal, realizar as mesmas atividades todos os dias é sinônimo de ter uma vida monótona.

No entanto, desenvolver uma rotina saudável vai à contramão de ter uma vida entediante. O grande objetivo aqui é: ter um equilíbrio entre trabalho e lazer, maior qualidade de vida e conseguir fazer tudo o que for preciso.

Por isso, iremos trazer algumas dicas práticas para ajudá-lo no desenvolvimento de uma rotina mais saudável.

Elabore um cronograma com as suas obrigações

A primeira dica é: elabore um cronograma! Como o nosso tempo é limitado, precisamos identificar as nossas tarefas e atividades, além de organizá-las para não esquecê-las.

No cronograma, faremos uma lista de todas as atividades que precisamos realizar, por isso é importante que haja uma separação entre o que é para ser feito no dia, na semana e no mês.

Depois disso, iremos estimular a duração de cada atividade, por exemplo, a hora de acordar. O essencial é determinar quanto tempo levaremos para concluir cada tarefa, sem esquecer que isso é uma estimulação. Identifique a importância de cada atividade, como sabemos, algumas tarefas são mais urgentes e necessárias de serem realizadas do que outras, por isso é significativo separá-las, e dar preferência as mais relevantes.

O último passo é o monitoramento e os ajustes no cronograma, pois além de cria-lo é preciso também acompanhar o seu progresso e realizar ajustes conforme a necessidade.

Agendas, planilhas e aplicativos podem ajudá-lo nesse processo de elaboração de um cronograma.

Regule o sono: durma bem

O sono é importante para a regulação de hormônios, humor e disposição. Isso acontece porque durante o sono, o nosso corpo realiza uma série de processos de recuperação, compensação e regulação do funcionamento do nosso corpo. Por isso, ter um sono desregulado é tão nocivo para a sua saúde. Se você deseja ter uma rotina mais saudável, é extremamente necessário desenvolver o hábito de acordar cedo, ou ter um horário fixo de acordar e dormir.

É essencial dormir o suficiente e ter boa qualidade para garantir a saúde e o bem-estar geral.

Algumas dicas são: cortar a cafeína no período da noite, evitar utilizar aparelhos eletrônicos pela noite e delimitar o horário para dormir e acordar. Nesse último caso, precisamos calcular quantas horas serão necessárias para o nosso corpo ter uma boa recuperação e qualidade.

Vale ressaltar que, é interessante manter a disciplina e seguir esses hábitos, durante algumas semanas, para que haja uma adaptação do nosso relógio biológico.

Beba bastante água

O nosso corpo é composto por cerca de 60 % a 70% de água, e ela desempenha muitas funções metabólicas no nosso corpo, por exemplo, regulação da temperatura corporal.

Por esse motivo, é importante desenvolver o hábito de tomar água. Isso irá ajudá-lo a evitar doenças, melhorar o funcionamento do intestino, percepção de cansaço e remoção de resíduos tóxicos.

Quando não bebemos a quantidade suficiente de água, corremos o risco de ficar desidratados. O resultado disso é dor de cabeça, fadiga e tonturas. Sendo assim, já tomou água hoje?

Se existe uma dificuldade em lembrar-se de bebê-la, podemos utilizar aplicativos que nos notificam acerca da necessidade de tomá-la durante o dia. Não esqueça que a quantidade de água vai depender de cada pessoa, mas é recomendável que seja ingerido por dia pelos menos 2 litros.

Pratique exercícios físicos

Não é novidade que a prática de exercícios físicos constante traz benefícios para o nosso bem-estar físico, mental e emocional. Além de prevenir doenças, como AVC e doenças cardíacas, reduzir a pressão arterial, aumentar o nível do colesterol bom, melhorar a circulação sanguínea e ajudar na regulação do sono.

Ademais, existe uma grande diversidade de exercícios físicos que podemos adotar no nosso dia a dia. A grande vantagem disso é que podemos escolher um que mais nos agrade e que se ajuste a nossa rotina.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado que seja praticada entre 150 a 300 minutos de exercícios físicos durante a semana para um adulto, e 1h por dia para crianças e adolescentes.

Tenha uma alimentação saudável

Não é exagero afirmar que somos o que comemos. Ter uma alimentação saudável é responsável por evitar doenças, manter os nutrientes e controlar o peso corporal. Além disso, a alimentação saudável é fundamental para manter o nosso bem-estar em longo prazo, e nos trazer energia para conseguir alcançar todos os nossos objetivos.

Muitos dos nossos processos mentais são influenciados pela nossa alimentação, por exemplo, humor, atenção e disposição. Sem isso, corremos o risco de: a) desenvolver doenças crônicas; b) não ter um bom funcionamento do corpo; c) não ter uma boa reserva energética.

Se você anda sentindo alguns destes sintomas, talvez seja a hora de buscar um nutricionista. Por fim, ter uma alimentação saudável é escolher o que comer com consciência e sustentabilidade.

Destine um tempo para o lazer

Uma rotina saudável deve incluir tempo de lazer, ou um tempo reservado para a família. O mais importante é utilizá-lo para desenvolver vínculos, e fazer o que gosta. Isso nos ajuda a conhecer novas pessoas e lugares, regular o nosso humor e voltar pronto para enfrentar mais uma semana.

Lembre-se que dedicar tempo ao lazer é tão importante como outras atividades em sua vida. Permitir-se relaxar, divertir-se e aproveitar o momento trará mais qualidade de vida, e conexão com as pessoas.

Como fazer isso? Identificar as atividades que você gosta de fazer, permitir-se e envolver-se com outras pessoas. Uma receita bem simples!

Não caia na mesmice

Ter uma rotina saudável envolve ter tempo para lazer e trabalho, mas também de fazer coisas diferentes, sem um planejamento. Visto que, uma rotina saudável é paralela a uma vida monótona e entediante.

Está tudo bem, trocar uma atividade por outra durante a semana. Ou experimentar um novo caminho, comer em um novo lugar, usar umas roupas novas, pois nunca iremos conseguir administrar cada segundo do nosso dia a dia, e esse não será o objetivo.

Em uma rotina saudável é essencial não cair na mesmice.

Conclusão

Uma rotina saudável que funcione para você é feita de pequenos hábitos, que irão ajudar a evitar doenças, a melhorar o funcionamento do corpo e buscar uma nova melhor versão.

Para isso, não é preciso muito. Apenas ter uma alimentação saudável, dormir com qualidade, fazer exercício físico, elaborar um cronograma, beber bastante água e ter um tempo para lazer.

E o mais importante: não esquecer que uma rotina saudável é diferente de cair na mesmice, mas sim, uma possibilidade de sermos melhores.

Artigo publicado em:
05/05/2023
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10