terapia em grupo

Como fazer Terapia em Grupo e transformar vidas

Você já pensou em ganhar escala com o seu trabalho e ajudar mais pessoas realizando processos de terapia em grupo? Esse artigo é para quem deseja começar a atender nesse modelo, ou aprender ainda mais sobre os seus princípios para ter sucesso ao transformar vidas em grupo!

Você já pensou em ganhar escala com o seu trabalho e ajudar mais pessoas realizando processos de terapia em grupo? Esse artigo é para quem deseja começar a atender nesse modelo, ou aprender ainda mais sobre os seus princípios para ter sucesso ao transformar vidas em grupo!

O que é Terapia em Grupo?

A terapia em grupo não é nada mais do que a reunião de pessoas com um objetivo em comum, onde o terapeuta oferece ajuda para que elas possam chegar lá.

Os grupos de terapia tendem a reunir membros com desafios semelhantes, como educar seus filhos, vencer vícios e compulsões ou lidar com transtornos como ansiedade e depressão. Nesse formato, as pessoas compartilham suas experiências - problemas, aprendizados e avanços - incentivando umas às outras e recebendo apoio terapêutico, tanto de modo coletivo quanto individual.

O que é preciso para atender em grupo?

Para começar, é importante você saber que não precisa ter experiência com atendimentos individuais para formar os seus primeiros grupos. Muitos terapeutas seguem esse caminho, mas um modelo de atendimento não é pré-requisito para o outro.

Isso significa que, mesmo se você nunca atendeu alguém ou ainda não tem uma carreira longa recebendo clientes individuais, pode trabalhar com terapias em grupo, usando os mesmos princípios e técnicas da Hipnose Transformacional que já aprendeu até aqui.

Vantagens da Terapia em Grupo

O número de terapeutas que se volta para a entrega de processos em grupo é enorme, porque eles oferecem vantagens tanto para o profissional quanto para os participantes.

Para o grupo

Conforme as pessoas trazem relatos de suas histórias, desafios e progressos, outros membros do grupo são impactados e conseguem evoluir, mesmo sem receber a atenção direta do terapeuta naquele momento.

Muitos grupos de terapia impulsionam esse efeito ao indicar padrinhos (mentores, responsáveis) escolhendo quem obtém os melhores resultados para ajudar os outros membros.

  • A pessoa escolhida pode desenvolver mais uma camada de sua maturidade, ao manter-se bem para ser o exemplo dos demais;
  • Os outros participantes ganham motivação adicional por receber o auxílio de alguém que eles viram se transformar;
  • O terapeuta pode se concentrar no grupo como uma unidade, sem ter de lidar com cada demanda individual e perder o foco geral.

As expectativas das pessoas sobre “sucesso” e “fracasso” ao longo do processo também se tornam diferentes. Clientes que ainda esperam uma mudança passiva, colocando a responsabilidade no terapeuta, vão ver que os colegas de grupo estão avançando, e a partir disso podem perceber que a responsabilidade pela transformação é de cada participante.

Além disso, mesmo que os cuidados com um grupo de 6 ou 10 pessoas sejam mais desafiadores do que o trabalho com um só cliente, é inegável que lidar com todos ao mesmo tempo será mais simples e rápido que atender às mesmas 6 ou 10 pessoas, uma por uma.

Tudo isso se torna mais simples quando você atua com grupos focados num objetivo em comum. Imagine juntar vários membros de uma academia num desafio de emagrecimento coletivo, por exemplo, ou reunir empresários e criar um grupo de mentoria e networking.

Quando isso ocorre, as pessoas vão além de buscar a própria transformação e começam a agir pelo grupo, ganhando uma nova fonte de motivação.

Por último, a terapia em grupo é uma vantagem para os clientes que não podem pagar pelo atendimento individual.

Vamos retomar o exemplo de antes: você oferece um processo exclusivo com o valor de R$ 300 por sessão. Se considerarmos que o atendimento é semanal, estamos falando de R$ 1.200 em um mês, ou um salário mínimo.

Oferecendo as sessões em grupo, você aumenta o valor percebido pelos clientes com melhores condições, que vão desejar o atendimento individual, e mantém uma opção interessante para quem não pode investir o valor completo do seu processo.

Agora estamos falando de R$ 400 por 4 sessões em um mês, e a maioria das pessoas pode cobrir esse valor de forma imediata ou parcelada!

Para o terapeuta

A terapia em grupo permite aumentar o seu alcance, transformando mais pessoas e valorizando o seu trabalho. Se você vende um processo individual que custa R$ 300 a cada sessão, por exemplo, pode cobrar R$ 100 por sessão em grupo. Atraindo 6 pessoas, você receberá o dobro do valor por seu tempo e dedicação.

Ao contrário do que parece, as terapias em grupo não costumam dar muito mais trabalho para os terapeutas. Talvez você precise criar uma dinâmica especial ou dedicar mais tempo a um dos clientes, mas isso é compensado pelo efeito terapêutico do próprio grupo.

Construindo Processos de Terapia em Grupo

Com o tempo, você irá criar um processo com a sua cara, pensando no número de sessões e estilo de encontro que achar mais vantajosos para os seus clientes. Até lá, você pode utilizar esse modelo, que trabalha com 4 sessões adaptáveis para encontros semanais, quinzenais, mensais ou intensivos de dois dias - basta fazer ajustes de acordo com o tempo escolhido.

Tenha em mente que, de forma geral, quanto mais maturidade e bem-estar os clientes possuem, mais você pode afastar os encontros, se preferir.

Pense num grupo de estudantes para um concurso, ou de pais que desejam acompanhar a evolução dos filhos mais de perto, por exemplo; são pessoas que podem estender o processo ao longo de quatro meses, sem problemas.

Por outro lado, clientes com questões de saúde (física ou mental), ou vivenciando um luto, por exemplo, vão precisar de ajuda em períodos mais curtos, uma ou até duas vezes por semana.

Primeiro Encontro

Você pode abrir o grupo com dinâmicas para os membros se conhecerem. Aproveite esse momento de apresentações para oferecer um espaço de autoconhecimento, onde as pessoas irão entender melhor o que sentem e porque vieram até esse encontro.

A ideia é fechar a primeira sessão com clareza absoluta sobre qual é o desafio de cada participante, para que você possa traçar um plano de ação que será usado nos próximos espaços.

Em seguida, é interessante aplicar alguma técnica de ressignificação, como as que ensinamos no curso de Hipnose Transformacional, exclusivo para membros da nossa plataforma. Com elas você pode aliviar as emoções criadas pelo desafio de cada participante, fazendo ele sair do primeiro encontro com um primeiro passo para sua transformação.

É muito importante transmitir essa sensação, pois o atendimento inicial define as expectativas para todo o processo, e se as pessoas saírem dele sentindo como é tirar o peso das costas, vão fazer de tudo para manter esse sentimento quando voltarem nas próximas sessões.

Segundo Encontro

A partir daqui, você sempre pode começar dando espaço para alguns participantes falarem sobre a evolução desde o último encontro.

Normalmente, as pessoas com bons resultados são as primeiras a falar, por estarem animadas com a transformação. Em seguida, vem os membros com mais desafios, compartilhando suas dúvidas e dificuldades.

Isso é importante para o atendimento, porque reforça os avanços e facilita a sua concentração em quem está precisando de mais ajuda.

O segundo encontro é um bom momento para trazer clareza, apresentando dicas e ferramentas práticas para lidar com o desafio. Se as pessoas querem aumentar a performance, eliminar peso ou melhorar os relacionamentos, essa é a hora de mostrar técnicas de produtividade, exercícios ou novos métodos de comunicação, por exemplo.

Terceiro Encontro

Após a escuta inicial, fale sobre um novo estilo de vida e a construção de uma rotina para eliminar o desafio. Faça os clientes entenderem que a verdadeira transformação não é alcançada com dietas ou hacks de produtividade, sem mudar o restante.

Explique como as áreas da nossa vida são interligadas, e qualquer objetivo envolve mudanças como dormir ou se alimentar melhor, por exemplo. Use esse encontro para traçar um plano de ação, com as mudanças que precisam ocorrer, e desenhar o dia ideal de cada participante, onde eles podem dizer como gostariam de guiar suas vidas ao longo de 24 horas.

Quarto Encontro

Na última sessão, nós podemos fazer uma ressignificação final eliminando as crenças negativas que surgiram ao longo do processo, aquela última “pulga atrás da orelha” impedindo o cliente de acreditar 100% no poder que ele tem para se transformar.

Finalize o grupo recapitulando os resultados obtidos e parabenizando cada um pela dedicação - tanto os que tiveram sucesso absoluto quanto os que se esforçaram para acompanhar o ritmo. Aproveite esse momento final para oferecer bônus que podem ser usados após o grupo.

Pense em livros e filmes inspiradores, ferramentas que as pessoas podem usar no dia a dia, perfis para seguirem nas redes sociais, e assim por diante. Concluir assim reforça a mensagem de que a transformação é contínua, o grupo foi apenas o primeiro passo, mas cada participante terá de se dedicar ao longo dos dias para sustentar os novos resultados.

Imersão em dois dias

A imersão é uma maneira diferente de entregar esse processo terapêutico. Ao invés de estender as sessões durante 4 semanas, quinzenas ou meses, você fará tudo em apenas dois dias - geralmente um final de semana.

As quatro sessões vão ser dispostas ao longo dos turnos: manhã, tarde, manhã, tarde. Os intervalos podem contar com atividades adicionais, mais leves, ou espaços de descontração para os participantes se conhecerem.

Esse formato é atraente para quem não quer passar por uma “terapia”, podendo ser vendido com o nome de imersão, workshop, ciclo de palestras, ou qualquer outro termo que se conecte ao seu público.

O modelo de imersão tem a intensidade como vantagem, pois todos estarão mergulhados nesse processo ao longo dos dois dias. O contraponto é a falta de tempo para os clientes fazerem algo diferente e sentirem as mudanças entre os encontros.

Tenha em mente que você não precisa escolher um ou outro, e pode oferecer tanto os grupos de duração mais extensa quanto as imersões como dois produtos diferentes, atendendo quem se interessar por cada um.

Mensalidade ou Anuidade

Uma alternativa ao modelo de sessões ou imersão é oferecer o acompanhamento por mensalidades ou anuidades, como um clube.

Essa opção é interessante por abrir espaço para atividades que vão além da terapia, como um café da manhã, um evento específico, uma viagem, e assim por diante. Você pode formar um clube da terceira idade, de pais e/ou mães, profissionais numa mesma carreira, e assim por diante.

Como atrair pessoas para a Terapia em Grupo

Para conseguir clientes no seu atendimento em grupo, é importante desenvolver uma boa estrutura, que pode ser obtida com a resposta para três perguntas:

Qual é a promessa?

Em uma frase, o que as pessoas vão conseguir ao passar pelo seu grupo? Definir a promessa com clareza é muito importante, afinal é por essa transformação que os clientes vão pagar.

Você deve ter em mente um antes e depois com o desafio no começo da jornada e uma vida livre dele no final. Isso permite atrair os clientes afirmando: “eu organizo terapias em grupo para quem deseja ...”.

Quem precisa disso?

Existem muitos tipos de pessoas que desejam conquistar a mesma promessa, e será mais fácil formar o seu grupo quando tiver clareza sobre isso.

Digamos que a promessa seja na área do emagrecimento, por exemplo. Você pode focar em quem está alguns quilos acima do peso, quem vive um quadro de obesidade, mães após a gestação, e assim por diante.

Ter perfis bem definidos é interessante para que, quando o grupo de formar, as pessoas se identifiquem umas com as outras e reforcem a sensação de estar lutando por um objetivo semelhante.

Qual é o processo para chegar lá?

Por trás da promessa, deve existir um método. Entenda a promessa como o destino, e o método como o caminho, passo a passo, para alcançá-lo. Você irá vender a promessa e entregar o método, com sessões, ferramentas, dicas, e o que mais precisar.

Aprenda mais sobre Terapia em Grupo ou Individual

Se você quer evoluir como terapeuta, ou aprender técnicas de terapia para ajudar amigos, familiares, alunos e outras pessoas importantes na sua vida, faça parte do Movimento Transformacional.

Já somos mais de 3.000 membros, numa jornada de aprendizado compartilhado para fazer do mundo um lugar melhor, transformando uma vida de cada vez!

Quero conhecer o Movimento Transformacional.

Artigo publicado em:
15/07/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

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