transição de carreira

Transição de carreira: 5 dicas para ter sucesso na nova jornada

A transição de carreira sempre gera dúvidas e desafios. É normal ficar com um pé atrás, pois você dedicou anos para evoluir numa área, e agora pensa em seguir por outro caminho.

A transição de carreira sempre gera dúvidas e desafios. É normal ficar com um pé atrás, pois você dedicou anos para evoluir numa área, e agora pensa em seguir por outro caminho.

Esse medo, no entanto, não é um obstáculo à transição de carreira. Ela pode ser feita com segurança, sem deixar para trás o que você aprendeu com o seu trabalho atual.

Nesse artigo, compartilhamos cinco dicas para você aproveitar melhor o momento de transição, se protegendo das armadilhas que ele pode trazer e preparando o terreno para ter sucesso absoluto com a nova carreira!

1. Autoconhecimento

Antes de mais nada, é fundamental entender que não existe processo ideal na transição de carreira. Algumas mudanças podem ser feitas em semanas, outras vão levar alguns meses ou anos. Tudo depende do que você faz e do que deseja fazer, além das suas condições atuais.

Os seus objetivos também contribuem para ditar esse ritmo.

Algumas pessoas querem mudar de carreira para explorar novos interesses, e podem sustentar uma transição mais lenta, ou até manter os dois trabalhos lado a lado. Outras não suportam a carreira atual, e precisam de novos ares o quanto antes. Só você pode dizer em qual grupo se encontra.

O mais importante é entender que o seu trabalho atual não vai mudar por você. É preciso assumir o controle e determinar os próximos passos. Tudo bem se não for possível realizar a transição de hoje para amanhã, mas é preciso ter um plano para guiar a sua mudança.

Use os seus valores como mais uma fonte de direcionamento. Se você preza pela segurança, por exemplo, a sua transição pode ser de uma forma tranquila e planejada, mas se é apaixonado por desafios, pode dar passos mais arriscados e se ajustar ao longo do caminho.

Tenha clareza sobre o que te motiva, o que você espera da nova carreira e o que não está bom na situação atual:

Você gosta de rotinas bem definidas ou prefere ter um dia de cada jeito?

Quer trabalhar sozinho, fazer parte de uma equipe ou liderar outras pessoas?

Está em busca de reconhecimento? Desafios para evoluir? Planos de carreira bem definidos para crescer na empresa? Empreender?

Se você não se conhece, a sua vida vai ser escolhida por outras pessoas, ou pelas circunstâncias nas quais você se encontra. Esse é o caminho mais rápido para cair novamente numa profissão indesejada, e se pegar daqui a alguns meses considerando a transição de carreira mais uma vez.

2. Profissionalização

Mais do que saber como fazer algo, se profissionalizar é ter a capacidade para gerar valor e comprovar isso às pessoas.

Existe uma diferença entre alguém que “sabe fazer contas no Excel” e um contador profissional, por exemplo. Não é problema ser autodidata e evoluir por conta própria, mas tenha em mente que isso nem sempre é o bastante para transmitir uma imagem profissional.

Dedique uma parte do seu tempo para buscar novas formações, participar em eventos, formar parcerias, divulgar seu trabalho e seus conhecimentos, e assim por diante. Construa uma imagem de autoridade na área que deseja ocupar, mostrando às pessoas que você realmente conhece o tema.

As redes sociais podem ser grandes aliadas nesse processo, trabalhando plataformas como o Instagram para atingir clientes ou o LinkedIn para encontrar ofertas de emprego e parcerias, por exemplo. O “mundo real”, no entanto, ainda guarda boas oportunidades para quem está disposto a bater em muitas portas!

3. Reserva de Segurança

Buscar uma nova carreira envolve diversas questões financeiras, que não podem ser ignoradas. Devemos começar encarando o fato de que talvez você precise ficar alguns meses sem uma fonte de renda para arcar com as suas despesas.

Além disso, é preciso considerar o investimento em cursos, ferramentas e outros recursos necessários para ter bons resultados na nova profissão.

Para manter o foco nas atividades da transição, e evitar que estresse de não saber como vai pagar as contas te leve a decisões incorretas, é crucial ter uma reserva de segurança que sustente os seus gastos nos próximos meses.

Na média, é interessante garantir seis meses, embora o número sempre possa variar para cada pessoa e situação.

Você pode fazer isso ao poupar com o trabalho atual, ou usar a nova carreira como uma fonte de renda extra antes de fazer a transição completa. Caso você já tenha outras formas de ganhar dinheiro, como o aluguel de uma propriedade, as coisas podem ser mais fáceis nesse campo.

Em todo caso, também é válido considerar onde você pode cortar gastos ao longo desse período. Pense em cancelar serviços por assinatura ou economizar nos hobbies durante alguns meses, lembrando que esse valor vai garantir o seu avanço pelos próximos anos!

4. Passos Estratégicos

A transição de carreira não precisa ser feita num salto, e pode ter etapas mais elaboradas - um passo a passo em direção ao novo trabalho.

Pense no sentido de transição, que está ligado a trânsito, ou passagem. Considere, nesse sentido, o caminho pelo qual você pode transitar até a nova carreira, ao invés de abandonar completamente o que fazia.

Um exemplo disso é trabalhar com a nova função durante um dia por semana, se você tiver essa possibilidade.

Separe as quartas (ou qualquer outro dia interessante) para lidar com as atividades da nova carreira, aumentando para dois dias quando sentir que está indo bem, e assim por diante. Outra opção é reservar algumas horas de cada dia, antes ou depois do trabalho atual.

Enquanto dá seus passos estratégicos, pense no que você pode levar para a nova função. É óbvio que podemos nos favorecer de algumas habilidades, mas além disso também é possível aproveitar clientes, parceiros, ferramentas a nossa imagem e outros recursos que construímos no emprego atual, facilitando o processo de transição.

5. Principais Erros

Estes são alguns erros comuns na transição de carreira, e evitá-los vai aumentar as chances de ser bem sucedido nas novas atividades.

Investir uma fortuna sem validar a ideia

Antes de alugar um espaço ou investir em ferramentas de alto valor, por exemplo, é importante confirmar se você sabe o que está fazendo. Esse erro é comum em quem parte para uma carreira autônoma, comprando um sonho e recebendo um pesadelo na forma das contas.

Considere montar um pequeno negócio, em casa ou até mesmo online, e atrair seus primeiros clientes dessa forma. Você pode usar o valor obtido para investir numa infraestrutura mais elaborada, ou até mesmo continuar no modelo mais “discreto”, se gostar dele.

Começar dessa forma também faz a sua reserva de segurança se estender. Ao invés de já lançar a nova carreira devendo milhares de reais, você terá tranquilidade para se ajustar durante os primeiros passos.

Não conhecer a nova carreira

Outra forma de comprar um sonho e receber um pesadelo é se atirando numa carreira que não é para você.

Nós falamos sobre o autoconhecimento, e ele volta a ser útil aqui. Avalie o que você terá de fazer - no dia a dia - e pense bem se quer mesmo lidar com essas tarefas. Não tenha medo de conversar com quem está nessa carreira, tirando suas dúvidas e aproveitando a oportunidade para fortalecer o seu networking.

Esperar uma pílula mágica

Se você acha que a transição de carreira vai te deixar mais produtivo, ou que terá menos responsabilidades e satisfações para prestar numa outra profissão, vá com calma. Fazer uma transição é importante e útil para muitas pessoas, mas não vai resolver os seus problemas do dia para a noite.

Considere outras maneiras para lidar com a falta de produtividade (ânimo, foco, engajamento...) e saiba que as responsabilidades sempre estarão lá - seja através de um gestor ou na forma dos seus clientes. Mais do que um trabalho “mais fácil”, busque sempre uma carreira alinhada com os seus valores e objetivos de vida!

Demorar demais para começar

A menos que o emprego exija uma certificação específica, você não precisa gastar meses/anos acumulando informações para começar: aprender na prática sempre vai te levar muito mais longe, muito mais rápido.

Comece o mais rápido possível, considerando o que já falamos sobre passos estratégicos e uma estrutura pequena para validar sua ideia.

O que vai garantir seu sucesso em qualquer carreira é a capacidade para entregar os resultados que outras pessoas esperam - e se você tiver a coragem de perguntar, pode descobrir que suas habilidades atuais são o bastante para atender essas expectativas!

Desistir muito cedo

Enquanto algumas pessoas começam muito tarde, outras cometem o erro oposto e desistem muito cedo. Na maioria dos casos, elas guardam o medo de ter tomado a decisão errada, e entram em pânico se os resultados não chegam na velocidade esperada.

Como já dissemos, cada transição de carreira é um processo único, e não existe um cronograma perfeito para todos os casos. Foque sempre no próximo passo, encarando os problemas como desafios que você precisa resolver para merecer o sucesso na nova jornada.

Não se esqueça de que todas as carreiras são construídas ao longo do tempo, e quem persiste nessa direção é recompensado com tudo que a autoridade numa profissão pode nos oferecer!

Já escolheu sua nova carreira?

Se você gosta de estudar sobre a mente humana, ajudar pessoas e transformar vidas, a carreira de terapeuta é um caminho ideal. Seguir esse caminho é mais fácil para quem faz parte da maior plataforma de Hipnose e Psicologia no mundo, com dezenas de cursos e milhares de parceiros dispostos a ajudar na sua evolução!

Conheça o Movimento Transformacional!

Artigo publicado em:
15/08/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10