o que é terapia

O que é Terapia? 5 motivos para começar

Ainda permanecem algumas dúvidas sobre o que é terapia e em que momento você deve procurar esse acompanhamento na sua vida. É sobre isso que vamos falar agora!

Do passado mais remoto até os dias de hoje, sempre houve a justa preocupação em cuidarmos da nossa saúde física. Se sentimos algo errado com nosso corpo, já procuramos um médico especialista naquele caso para dar uma olhada no nosso problema, não é verdade?

Porém, o cenário sempre foi diferente quando o assunto era a saúde da mente. Só agora temos falado mais sobre os cuidados com as questões que tocam o nosso psicológico e dado ênfase em saber o que é terapia, usando ela como um caminho para melhorar a vida de dentro para fora.

Com os avanços de áreas como neurociência e psiquiatria, alcançamos uma compreensão maior sobre o funcionamento da mente e emoções humanas e como elas podem ser trabalhadas junto ao cliente.

Além disso, a psicologia vem ganhando mais espaço como algo benéfico na vida das pessoas. Quando alguém quer ou precisa melhorar algum aspecto da vida, não ouve apenas conselhos como "procure ser feliz" ou "se mantenha ocupado". Com mais frequência, as pessoas têm dito: "já pensou em fazer terapia?".

Apesar desse avanço, ainda permanecem algumas dúvidas sobre o que é terapia e em que momento você deve procurar esse acompanhamento na sua vida. É sobre isso que vamos falar agora!

O que é Terapia?

Quando alguém faz algo que lhe traz boas sensações no corpo e na mente, acaba dizendo que aquilo é a sua terapia. Pode ser, por exemplo, praticar bordado, pintar quadros ou correr todas as manhãs.

Essas atividades têm o potencial de promover bem-estar, o alívio de angústias, o esvaziamento da mente, enfim: elas geram mudanças positivas na rotina das pessoas. É por conta desse efeito que elas consideram isso como algo terapêutico, que faz sua vida ficar melhor.

O significado do que é terapia está muito relacionado à cura, na qual vamos nos colocar em um estado saudável. Quando se trata de psicoterapia, a cura em questão é a da mente, ou das emoções.

Em seu sentido profissional, podemos definir o que é terapia como algo que tem o objetivo de aprimorar a vida das pessoas. Essa melhora acontece dentro de um processo terapêutico, mediado por uma pessoa treinada para ouvir e entender o caminho mais adequado para aquela pessoa percorrer rumo a sua melhora.

Vale lembrar que cada pessoa tem o seu motivo particular para buscar a terapia e tem o desejo de obter algo diferente como resultado dela. Isso significa também que há diferentes abordagens de terapia, entre as quais o indivíduo pode escolher para enfrentar o seu caso. 

Ainda há, no entanto, uma visão equivocada sobre a terapia: a de que só pessoas com transtornos mentais diagnosticados devem passar por ela. Isso está muito longe de ser verdade!

Enquanto, realmente, algumas pessoas têm questões a serem diagnosticadas e tratadas com um acompanhamento terapêutico, muitas outras só precisam de alguém para falar sobre seus desafios, ou de ajuda para identificar seus bloqueios e conseguir alcançar os seus objetivos. 

Ou seja, as razões para buscar a terapia são as mais variadas. Geralmente, ela é feita em etapas ou sessões, onde o cliente  se abre para seu terapeuta e ele ouve, faz perguntas, levanta possibilidades O objetivo é entender as razões de certas emoções, pensamentos, comportamentos e buscar formas de transformá-los.

Podemos dizer, então, que terapia é uma série de encontros com um profissional treinado para isso, que irá conduzir o processo terapêutico, oferecer insights, pensar em abordagens que acomodem melhor a situação de cada um e, assim, trazer transformações positivas para a vida dessa pessoa.

Terapia não é magia!

Há algo muito importante que você precisa ter em mente quando pensar em fazer terapia: ela não é uma receita mágica. Não é como se o profissional fosse dizer algumas palavras que, de repente, iluminassem a sua vida para você sair da sessão pronto e encarar tudo de outra forma, com um olhar e postura transformados.

Essa ideia de que a terapia vai funcionar de modo automático e sem esforço pessoal é errônea, e muito comum. Por isso é importante deixar claro que o verdadeiro papel da terapia é ajudar o cliente a lidar com suas próprias questões, e não resolvê-las em seu lugar.

À medida que o cliente fala, o terapeuta auxilia a desenrolar o fio de seus pensamentos para ele ver melhor o que anda acontecendo em sua mente, na sua história de vida e nos desafios que à sua volta.

Dessa forma, o profissional tem a capacidade de apontar maneiras de encarar e resolver a situação, tudo a partir da observação atenta do que é exposto pelo cliente. São coisas que não irão acontecer de uma vez só, mas num passo a passo cuidadoso.

Por que fazer terapia?

Se há vários motivos para uma pessoa buscar terapia, talvez você também possa se beneficiar dela, mas ainda não sabe. A troca durante a terapia pode ser vista, inclusive, como uma forma de desenvolver mecanismos saudáveis para situações futuras na vida. É um preparo para o desafio, ao invés de um remédio para eles.

Para termos uma visão mais ampla sobre os motivos para procurarmos acompanhamento terapêutico, aqui vão 5 respostas para a pergunta "por que fazer terapia?":

1. Um evento significativo na vida 

Há momentos nas nossas vidas que naturalmente causam sentimentos difíceis de lidar. É o caso da perda de um ente querido ou de uma separação, por exemplo.

Eventos como esses podem nos colocar em estado de luto, onde passamos por momentos dolorosos e confusos, com muitos questionamentos e pouca clareza de pensamentos para respondê-los por conta própria.

Dessa forma, procurar ajuda na terapia é uma maneira de atravessar esses momentos críticos com maior discernimento e trabalhar as emoções em cada etapa para encontrar um fechamento dos ciclos.

2. Encontrar propósito

Não ter um propósito claro na vida é uma grande causa de angústias e desânimo.  Para seguir um rumo e colocar os planos em prática é muito importante sabermos para onde queremos ir, pois assim podemos enxergar os caminhos e percorrê-los com mais confiança e vontade.

Algumas vezes, esse propósito já existe escondido em algum lugar, outras vezes ele precisa ser construído através de esforço e tentativas.

Na terapia, você pode ser auxiliado nos dois casos, seja para encontrar respostas que estão dentro de si  e descobrir suas paixões ou desenvolver um novo senso de propósito.  Com isso, é mais fácil para você determinar seus objetivos  e se livrar dos bloqueios para buscá-los.

3. Dificuldades nas relações

Os relacionamentos entre as pessoas são muito complexos, independente se é com um companheiro, com a família ou colegas de trabalho. O convívio humano traz uma série de dificuldades que podem acabar gerando conflitos mais sérios e, muitas vezes, não conseguimos chegar a resolvê-los de um jeito simples.

Embora o problema possa partir do outro, como aquele colega de trabalho que não cumpre as obrigações ou um parceiro amoroso que não se comunica, uma parte dessas complicações tende a ser causada por nós mesmos, de maneira consciente ou não.

De uma forma ou de outra, é muito importante que você desenvolva meios para lidar com dificuldades internas e externas e trazer mais qualidade para seus relacionamentos. Nesse caso, o terapeuta será um mediador essencial para melhorar suas habilidades interpessoais.

4. Desenvolvimento emocional

As emoções são muito poderosas, e se a gente deixar, elas tomam controle da nossa vida por completo. Quando isso acontece, deixamos de enxergar o óbvio em diversas situações e de resolver as coisas da maneira mais lógica.

Se, por exemplo, temos problemas em confiar nos outros, acabamos vendo problema em tudo que eles fazem e reagindo de forma agressiva, enquanto poderíamos ter pensado sob outras perspectivas.

Para sermos capazes de ver as coisas com mais clareza e de agir racionalmente, precisamos identificar nossas crenças e emoções e entender de onde elas vêm. Durante o processo terapêutico, esse lado racional vai ser trabalhado e desenvolvido e os sentimentos não irão mais nos abalar como antes.

5. Romper crenças e enfrentar medos

Muitas vezes as pessoas não saem do lugar e o motivo não é a falta de propósito, mas o medo de correr atrás dele. O medo paralisa e impede que a gente viva a vida com plenitude.

Se as “neuras” levam a pensar o pior sobre as coisas muito antes de elas acontecerem, é muito provável que se prefira a falsa sensação de segurança, ao invés da oportunidade de conseguir algo maior, não é mesmo?

Quando a cabeça não para de se perguntar: "e se não der certo?", "e se tudo desabar em cima de mim?", "e se…?", logo a gente acredita que tudo vai mesmo dar errado, então é melhor nem tentar.

Nós acreditamos no que queremos acreditar, e, nesse caso, ficamos presos num estado hipnótico limitante, onde nossas crenças impedem pensamentos positivos sobre as situações. A terapia pode ajudar a girar a chave e nos abrir para várias possibilidades.

Além de ajudar a reconhecer seus medos, durante o processo terapêutico, o terapeuta irá conduzir o cliente a seguir na prática de trazer novos pensamentos e ideias do seu subconsciente para a consciência. Como resultado disso, comportamentos novos serão construídos para levar sua vida ao próximo nível.

E agora?

Se você gostou de entender melhor o que é terapia, e se interessou por vivenciar esse processo, eu tenho duas opções para te apresentar. A primeira é buscar um dos profissionais formados pelo Instituto Romanni, prontos para te ajudar nessa jornada. Você pode agendar um atendimento online, ou encontrar alguém na sua cidade:

Encontre um terapeuta parceiro

A segunda é por meio da autoterapia. Nesse modelo, você aprende e utiliza técnicas de terapia consigo mesmo, fazendo com que o processo terapêutico saia do consultório e se torne parte integral da sua vida - uma prática cotidiana, em todos os momentos.

Nesse caso, você pode expandir os seus conhecimentos sobre o que é terapia e como ela funciona participando do Movimento Transformacional, a nossa comunidade que já conta com mais de 3.500 transformadores de vidas!

Quero conhecer o Movimento Transformacional

Artigo publicado em:
22/08/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10